CBBD 2017: o que vi por lá.

O CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO é um evento bienal que convida profissionais e estudantes para discutir e compartilhar tudo que é inerente a Biblioteconomia e a Documentação.O CBBD 2017 ocorreu na cidade de  Fortaleza-CE dos dias 17 a 20 de outubro e trouxe como temática: bibliotecas e a agenda 2030. Esta agenda é referente a proposta da ONU de garantir sustentabilidade em todos os âmbitos da vida humana, e claro, as bibliotecas como responsáveis pela construção do conhecimento não poderiam ficar de fora deste desafio, por isso, a proposta do evento de chamar a atenção de todos para este fato.

Logo no primeiro dia, antes mesmo da cerimônia de abertura participei de um tour guiado por uma bibliotecária por algumas bibliotecas da cidade, fui na biblioteca da Universidade Federal do Ceará no polo de Ciências Humanas, porque lá Biblioteconomia é de humanas, um fato curioso. Fui na biblioteca da Universidade Católica, na biblioteca do Ministério Público do Trabalho, na Biblioteca Estadual e na municipal, nesta última achei legal que tem um setor só de gibis, pra galera dos quadrinhos isso é um máximo!

Dentro do CBBD 2017 foram realizados outros eventos menores, o que foi bem legal pois tinha um pouco de técnica um pouco de humanas, para todos os gostos e saberes. Além destes, o evento estava repleto de mesas redondas, apresentações de trabalhos e Workshop. Uma novidade impactante foi o método para apresentação de trabalhos, haviam as duas modalidades apresentação livre e pôster, como de praxe. Entretanto, para a apresentação em formato pôster foi adotada uma técnica japonesa denominada Pecha Kucha, que consiste em apresentar o trabalho em 5 minutos, nem mais nem menos, com máximo de 20 slides sendo passados automaticamente com 15 segundos cronometrados cada. Bom, eu apresentei em formato pôster, e posso dizer que é uma aventura. Mas, no final deu tudo certo, o pessoal se virou muito bem nos 5 minutos e experiências riquíssimas foram compartilhadas.

Não poderia terminar o post sem falar da cidade, Fortaleza é linda, e as praias então… sem comentários! para mim, tanto fora como dentro do evento, foi uma experiência incrível e aconselho  todos a participarem, seja em um evento para estudantes ou profissionais, se você acha que sabe de muito aqui espera só conhecer outras realidades…tá cheio de conhecimento espalhado por aí!

Thamiris-Iara
Últimos posts por Thamiris-Iara (exibir todos)
Thamiris-Iara