Centenário Josué Montello pela UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, trabalha continuamente para estimular e incrementar a Educação Superior nos diversos segmentos dentro da Instituição. Com isso a Biblioteca Central do Campus Paulo VI irá realiza a X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA  em comemoração ao Centenário de Josué Montello, justifica-se em oportunizar a interação acadêmica no âmbito da leitura e do conhecimento literário, afim de trocar novas experiências com inter-relacionamento da comunidade acadêmica. Dessa forma, este evento traz ao ambiente acadêmico, debates, a realização de minicursos, oficinas e atividades culturais com relevância ao escritor Josué Montello na Literatura Maranhense.

O evento confirma-se ainda em propor a busca pela expansão e pelo aprofundamento da interação cognitiva nas áreas afins. É importante frisar que, a pertinência do momento de integração entre os Centros de Ensino da UEMA, a Biblioteca Central Paulo VI e o corpo acadêmico (discentes, docentes, funcionários e servidores da IES), marcaram um grande encontro entre os dia 23 e 25 de outubro de 2017 a partir das 10h00 da manhã, com vasta programação.

Segue a Programação:

DE 23 A 25 DE OUTUBRO DE 2017

ABERTURA

1º dia – 23/10/2017

10h00 no Auditório do Curso de Ciências Biológicas

• Banda do Corpo de Bombeiros Josué Montello;
  • Grupo de Escoteiros Josué Montello;
  • Palestra de abertura com o Magnifico Reitor da Universidade Estadual do Maranhão Gustavo Pereira da Costa;
  • Exposição Centenário Josué Montello;
  • Exposição Cais da Sagração;
  • Exposição Bibliográfica – CCSA;
  • Cordelista Raimunda Frazão

2º dia – 24/10/2017

9:30 às 11:30 – Oficinas Científicas – Auditório dos Cursos do CCSA

1. Elaboração de artigos científicos;
  2. Trabalhos científicos de acordo com as normas da ABNT;
  3. Como elaborar projetos de pesquisas.

Bibliotecárias da Universidade Estadual do Maranhão

PALESTRAS E MINICURSOS – Auditório dos Cursos do CCSA

13h30 às 14h30 – Crítica Literária: Cais da Sagração de Josué Montello

Prof.ª Dr.ª Dinacy Mendonça Corrêa;

15h30 às 17h30 – minicurso: Teoria dos Gêneros Literários

Prof. Dr. Iran de Jesus Rodrigues

18h30 às 19h30 – minicurso: Estratégias e Técnicas de Leitura

Prof.ª Dr.ª Sebastiana Sousa Reis Fernandes

3º dia – 25/10/2017 – Auditório dos Cursos do CCSA

09h00 – Breno Bezerra (discente) – Centro de Estudos Superiores de Itapecuru – Mirim – CESITA/UEMA.

09h15 – Joseane – Diretora da Casa Josué Montello em São Luís.

09h45 – Prof.ª Samira Fonseca. – Análise da obra “cais da sagração e a relevância para o vestibular PAES/2018.”

10h30 – visita ao acervo –  Biblioteca Setorial – Alunos da escola CAIC turno (vespertino)

13h00 – visita ao acervo – Biblioteca Setorial – Alunos da escola CAIC turno (matutino)

13h30 às 15h00 – Oficinas Científicas – Auditório dos Cursos do CCSA

1. Elaboração de artigos científicos;
  2. Trabalhos científicos de acordo com as normas da ABNT;
  3. Como elaborar projetos de pesquisas.

15h00 às 17h00 – Quadro cênico” Os diários de Maria Olívia na obra Noite sobre Alcântara de Josué Montello”. – Auditório dos Cursos do CCSA

Grupo de Teatro da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Prof.ª Ana Teresa Desterro Rabelo – Estrelinha e o aluno Marcus.

Bibliotecárias da Universidade Estadual do Maranhão

15h00 às 17h00 – Auditório do Curso de Ciências Biológicas – Oficinas de Recursos Pedagógicos e Contação de Histórias:

• Cabeça de Ouro de Josué Montello;
  • Castigo do Linguarudo;
  • As duas gotinhas;
  • Ambição da formiga.

PALESTRAS DE ENCERRAMENTO

Exposição de monografias sobre Josué Montello

17h00 às 19h00 – Auditório dos Cursos do CCSA – Conversando com Josué Montello

Prof. Adonay Moreira – Josué Montello ou a história como personagem.

Prof.ª Me Arlete Nogueira da Cruz – A amizade e a inteireza numa relação de confiança.

19h00 – Encerramento do evento com o Coral UNABI da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e alunos do Curso de Música.

Vanderliza Ramos