Quem foi Maria Firmina dos Reis?

Nascida em São Luís do Maranhão, Maria Firmina dos Reis, escritora e educadora, enfrentou muitas dificuldades em sua trajetória, principalmente o preconceito. O Brasil do séc. XIX restringia as pessoas do sexo feminino a percorrerem pelos lugares de fala e de poder, inclusive no meio literário. Nessa época, a criação artística era considerada uma atividade exclusivamente masculina. Indo contra todas as imposições da sociedade, Maria Firmina publicou em 1859 em São Luís, o seu primeiro romance denominado Úrsula, considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil e um dos primeiros escritos produzidos por uma mulher negra no país.
Outros manuscritos também foram publicados posteriormente como Gupeva, Parnaso maranhense (poema), A escrava (conto), Cantos à beira-mar (poesias), Hino da libertação dos escravos, entre muitos outros poemas e composições musicais.

Foto: Mariana Viegas

A 11ª feira do livro de São Luís (FeliS) é um dos maiores eventos literários do Estado do Maranhão e promove muitas atividades gratuitas para o público por meio de uma programação cultural diversificada. Nesta edição, a feira tem como patrona a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis que teve uma vida dedicada a ler e a escrever, descortinando, assim, novos horizontes de possibilidades para as mulheres negras brasileiras. Seu falecimento completa 100 anos hoje (11). A 11ª FeliS está sendo realizada na Praia Grande e segue até o dia 19 deste mês. Informações sobre a programação no site do evento.

“São como notas de uma harpa eólica, arrancadas pelo roçar da brisa, ou como o sussurrar da folhagem em mata espessa”. Maria Firmina dos Reis – Úrsula, 1859.

Mariana Viegas
Últimos posts por Mariana Viegas (exibir todos)
Mariana Viegas
Mariana Viegas
Artigos: 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *