As bibliotecas são os lugares mais mágicos da Terra, verdadeiros amantes de livros sabem, e as pessoas que trabalham nelas também são incríveis. Guardiões de histórias e protetores de conhecimento, bibliotecários são inteligentes e sempre cheios de sugestões de leitura. Eles também personagens perfeitos para histórias de ficção e não-ficção. De mistérios a fantasias, aqui está uma lista de séries e filmes com bibliotecários:
Olívia Caliban – Desventuras em Série
2018 – presente
Olivia Caliban (Sara Rue), também conhecida sob o pseudônimo de Madame Lulu, era uma cartomante e dona do Carnaval de Caligari. Na série de TV, ela apareceu pela primeira vez como bibliotecária da biblioteca da Prufrock Preparatory School na The Austere Academy: Part One e tem um papel extenso. A série se trata das aventuras de três crianças, os órfãos Baudelaire, após a morte de seus pais em um incêndio. A ambientação da história é anacrônica, e a série é repleta de alusões literárias e culturais.
Rupert Giles – Buffy, a Caça-Vampiros
1997-2003
Rupert Edmund Giles (Anthony Head) era o Vigilante e figura paterna da Caçadora Buffy Summers, e o antigo bibliotecário da Escola Secundária de Sunnydale, sendo um especialista em ocultismo da Gangue Scooby. A narrativa segue a vida de Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar), a mais recente numa linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras. As Caçadoras são escolhidas pelo destino para a batalha contra vampiros, demônios, e outras forças das trevas.
Evelyn Carnahan – A Múmia
1999
Evelyn Carnahan O’Connell (Rachel Weisz e Maria Bello) nasceu em Londres, adquiriu certo interesse no Egito e sua história e seus artefatos. Começando sua carreira como bibliotecária, Evelyn se aventurou em uma expedição à antiga Cidade dos Mortos, Hamunaptra , onde, junto com outros, encontrou uma antiga múmia amaldiçoada conhecida como Imhotep, qual ajudou a derrotar.
Barbara Gordon – série de TV do Batman
1966 – 1968
Batman conseguiu uma parceira feminina, e o mundo dos profissionais da informação ganhou seu primeiro super-herói de boa-fé na forma de Batgirl, também conhecida como Dra. Barbara Gordon (Yvonne Craig), PhD em biblioteconomia, chefe da Gotham Public Library.
Vox – A Máquina do Tempo
2002
No ano de 2030 os bibliotecários da New York Public Library foram substituídos pelo sistema Vox. Uma inteligência artificial holográfica que liga todos os bancos de dados do planeta. O papel pequeno, mas significativo, de Orlando Jones sugere as inovações do nosso mundo de dados de código aberto e vinculados, facilitando a localização das informações necessárias ao toque de um botão, e implica que uma interação “humana” ainda será necessária.
Bela – Once Upon a Time
2011 – 2018
A série segue vários personagens de contos de fadas que foram trazidos para o mundo real e tiveram suas memórias originais roubadas por uma maldição poderosa. Bela (Emilie de Ravin) é Inteligente, corajosa e justa. esta bibliotecária que virou princesa usa seu conhecimento de livros para derrubar feras na Floresta Encantada – isto é, quando não está ocupada bebendo cerveja e iniciando lutas como seu alter-ego, Lacey.
Taystee – Orange Is The New Black
2013 – presente
Tasha “Taystee” Jefferson (Danielle Brooks) apesar de ser uma criminosa, a Penitenciária de Litchfield nunca teve um bibliotecário melhor. Ambiciosa e leal, Taystee sabe que não se brinca com livros. A série se desenrola ao redor de Piper Chapman que foi condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal.
Tammy II – Parks and Recreation
2009 – 2015
Parks and Recreation é uma sitcom norte-americana que retrata a vida de Leslie Knope, a vice-diretora do Departamento de Parques e Recreação da cidade ficcional de Pawnee, localizada no estado do Indiana. Tammy (Megan Mullally) pode ser louca, mas sem dúvidas é a bibliotecária mais hilária da história dos bibliotecários. Uma mestre sedutora e rainha da manipulação.
Flynn Carsen – The Librarians
2014 – 2018
Hiperinteligente e heroico, Flynn Carsen (Noah Wyle), do The Librarians, uma série de televisão americana do gênero fantasia-aventura. O que ele falta em suas habilidades com as mulheres, ele compensa com seus 23 graus acadêmicos e valor.
Margaret Gesner – Universidade Monstros
2013
A animação da Pixar é uma prequel do clássico Monstros S.A. Margaret é o estereótipo puro de bibliotecária, a personagem animada realmente sintetiza a rabugenta. Igualmente útil para categorizar títulos ou expulsar clientes sussurrantes pela janela, ela toma o controle de sua biblioteca com muito rigor.
Fontes:
Wikipedia <www.wikipedia.org/>
IMDB <www.imdb.com/>
BFI <https://www.bfi.org.uk/>
Por: Giovanna Soares
- 10 Bibliotecários da Cultura Pop - 27/09/2018