Um dos nomes mais poderosos da indústria, Reese Witherspoon é uma força dominante no que diz respeito ao mundo do entretenimento. Há quem conhece seu legado como atriz em filmes populares como “Legalmente Loira” e comédias românticas, mas é preciso reconhecer que pensar em Hollywood é pensar em Reese Witherspoon.
Por trás de todo prestígio, aclamação e mesmo depois de ganhar um Oscar de melhor atriz em 2006, por seu papel em “Johnny e June”, a lenda hollywoodiana estava cansada dos papéis que lhe eram constantemente oferecidos, e resolveu assim dar um grande passo na carreira só que agora no ramo de produtora. Ela estava decidida a dar voz a histórias mais plurais e com grandes personagens femininas. Um exemplo clássico é o filme do aclamado diretor David Fincher, “Garota Exemplar” em que Reese é uma das produtoras.
“Se as coisas estão indo bem com o cinema, é hora de me dedicar à minha segunda paixão — a literatura”, disse Reese, que fundou um clube de leitura online, a Hello Sunshine, em 2017. Hoje, seu projeto já ultrapassou a marca de 1,5 milhões de inscritos. O destaque fica por conta de que os livros são sempre escritos e protagonizados por mulheres. Esse compromisso de Reese ajuda a alavancar a carreira de muitas escritoras, uma vez que os livros escolhidos estão sempre entre os best-sellers após passarem pelo clube. Vale lembrar que a grande maioria das adaptações para o cinema e TV surgem das leituras feitas no clube.
Essa mulher não cansa, nos últimos três anos produziu e atuou em duas minisséries aclamadas e indicadas a prêmios importantes da crítica, Big Little Lies (2017) e Little Fires Everywhere (2020), ambas saíram do clube de leitura e a primeira rendeu a Reese indicação como melhor atriz e estatueta de melhor produtora. Ela também produziu e atuou em Livre (2014) e foi indicada ao Oscar de melhor atriz.
Netflix. HBO. Prime Video. Apple Tv+. São algumas das grandes plataformas de stream que irão distribuir produções assinadas por Witherspoon. Entre elas estão Legalmente Loira 3, uma comédia romântica chamada Your Place or Mine e mais três séries de TV. Além disso, vai adaptar para TV e stream livros como Daisy Jones & The Six de Taylor Jenkins Reid, Um lugar bem longe daqui de Delia Owens e From Scratch de Tembi Locke.
Se engana quem pensa que a luta da artista se limita apenas ao mundo do entretenimento. A artista luta com os chefões de Hollywood pela igualdade, para impedir o assédio sexual em local de trabalho, por condições salariais iguais para homens e mulheres e aconselha jovens atrizes em aspectos contratuais. Uma curiosidade é que durante um tempo ela coletou informações sobre o comportamento invasivo dos fotógrafos que violam os limites de privacidade e forçou o chefe de estado a aprovar uma lei que restringe os direitos desses fotógrafos, aplicando multa a quem fotografar sem consentimento do indivíduo.
Mulher de muitas facetas, uma verdadeira chefa. Precisamos agradecer Reese Witherspoon por incentivar disseminação da leitura, valorização das mulheres no showbussines e por nos entregar cinema e TV de qualidade.
Não seria justo finalizar esta exaltação sem utilizar uma afirmação da mesma. As palavras de Reese estão eternizadas assim como seu legado.
“Pesquisadores da Universidade de Columbia concluíram que uma mulher ambiciosa aparenta ser egoísta. Isso me fez pensar: o que há de errado com a ambição? Fui ambiciosa a vida toda. Por exemplo, na 3ª série, eu queria me tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. A ambição é apenas uma força motriz. Graças a ela, gera-se curiosidade, ideias e o desejo de realizá-las. Estou muito satisfeita em ver como as mulheres da minha empresa obtiveram grandes vitórias. Mas ainda temos muito o que lutar.”
Fonte: Página de Reese Witherspoon no Instagram
- Ela é a indústria, ela é Reese Whisterpoon - 04/10/2020