O desenvolvimento das tecnologias permitiu suporte á ordem , organização, recuperação e disseminação de informação e ainda assim atendendo de forma rápida as necessidades de seus usuários . Os sistemas ou softwares de gestão de bibliotecas são ferramentas essenciais para a administração dos serviços prestados pelas bibliotecas e tem objetivo a manutenção, o desenvolvimento e o controle de acervo , oferecendo catálogo em linha de acesso público, que pode ser adequado ás necessidades específicas de cada biblioteca. Portanto para implantar um sistema de gestão eficiente os softwares necessitam de uma rede local que interligue as estações de trabalho distribuídas nos diversos setores da biblioteca. Planejar qual software será necessário para uma biblioteca é uma tarefa difícil, pois existe uma grande quantidade de opções, essa decisão deve levar em consideração critérios como: o usuário da informação, os recursos de tecnologia da informação da instituição, os recursos financeiros e o suporte de informática necessário e também conhecer os tipos de softwares disponíveis no mercado.
Um dos softwares bastante interessante no mercado , no que diz respeito a gerenciamento de bibliotecas , o software Koha, foi desenvolvido em 1999 pela Matipó Communications para a biblioteca Horowhenua Library Trust, na Nova Zelândia ele está implementado em mais de 900 instituições em todo o mundo.
O Koha é uma solução de gestão integrada de bibliotecas que permite gerir os processos administrativos da biblioteca e possui um vasto conjunto de atividades típicas de uma biblioteca. Além de ser um software baseado em tecnologias Web, compatível com as principais normas internacionais da área da biblioteconomia.
O Koha inclui os seguintes módulos funcionais: OPAC, circulação, leitores, catalogação, autoridades, aquisições, periódicos, relatórios e estatísticas, ferramentas, administração, ele permite suporte para UNIMARC e MARC21, uma interfaces simples, conceitos da Web 2.0, suporte para várias bibliotecas, gestão de orçamentos para aquisições, gestão de fornecedores e é altamente configurável , O OPAC disponibiliza aos leitores várias operações (e.g. reservas, renovações, sugestões de aquisição, etc.) , suporte para SIP 2.0, Z39.50 e OAI-PMH2 e sem custos de licenciamento. Podendo ser configurável de acordo com os regulamentos de cada instituição.
O Koha é composto por dois módulos aplicacionais: Backoffice – permite aos profissionais e administradores da biblioteca a gestão e operação de todo o sistema, disponibiliza um conjunto de operações que são reservadas aos colaboradores da biblioteca. Estas operações poderão ir desde a avaliação de desempenho da biblioteca e dos seus colaboradores, até à catalogação e indexação de novas aquisições, esse módulo é dividido em diferentes módulos funcionais como: catalogação, gestão de autoridades, determinados campos de um registro bibliográfico, gestão de periódicos, circulação, aquisições, relatórios, gestão de utilizadores, ferramentas, administração, etc.
Frontoffice – permite aos leitores consultar o catálogo, efetuar reservas e renovações de itens, entre outras operações, através da Internet, serviços de pesquisa de documentos, funcionalidades de reserva e renovação de exemplares pelo leitor e ainda se ajusta aos diversos dispositivos móveis. Este software além de possui código aberto, possui vantagem de ser implementado, desde pequenas bibliotecas pessoais a grandes bibliotecas universitárias.
- KOHA: Software para gerenciamento de bibliotecas - 23/11/2021
- O digital, o tradicional, o novo normal? - 01/07/2021