Na cultura japonesa o termo “lolita” é utilizado para representar um estilo, uma moda cheia de delicadeza, vestidos rodados, cetins e muita renda. O estilo segue característica que são consideradas fofas, muito utilizado no mundo dos mangás, animes e cosplayes. Para as pessoas que gostam da cultura japonesa é possível que saibam o que é “lolita”, mas quando se tem conhecimento do termo com outro significado sem a referência da cultura japonesa chega a ser intrigante.
O outro significado do termo “lolita” é conhecido pela obra de Vladimir Nabokov, foi o primeiro a utilizar o termo. Em sua obra denominada Lolita, também sendo o apelido da personagem principal do livro remete ao que o narrador Humbert menciona como ninfeta, sendo descrito como uma jovem que possui um demônio que hipnotiza os homens. A ninfeta descrita na obra se caracteriza por uma jovem que aos seus 9 a 14 anos está apta a ter relações sexuais com homens mais velhos, também apresentando uma aparência mais jovem que a sua idade.
Sob a perspectiva da cultura japonesa alguém ser chamado de lolita pode ser um elogio, já que lembram pessoas com aparência mais jovem e fofa, mas para alguém que entenda o outro significado de Nabokov pode ser um problema. Neste sentido percebe-se o que denominamos de discursos, dependendo do contexto e conhecimento prévio dos enunciadores pode ocorrer estranheza e, ao mesmo tempo, a concordância, ou mesmo dúvidas, já que muitos podem não saber os dois significados. O que torna intrigante esses significados é a diferença que estabelecem, enquanto um é referente ao mundo fofo, o outro está relacionado ao abuso sexual e pedofilia. É evidente que a linguagem, os discursos e os enunciados são algo excepcional, interagem sempre com o contexto e se alteram tão rápido quanto os nossos desejos.
- Lolita de Vladimir Nabokov X Lolita japonesa - 24/11/2021
Nossa ,ficou ótimo parabéns ❤