Esforçando-me para recordar como me tornei leitora ou quem foram minhas influências. As lembranças que vieram foram a representação da escola, do professor, em especial uma professora e da minha mãe que sempre falavam acerca da importância do saber.
Sendo assim, a leitura sempre esteve em minha vida de forma didática, quando criança, sendo por muitas vezes, aplicada como método de aprendizado, tendo ali a participação da escola e da minha mãe, que sempre foi presente. Lembro que sentava-me às tardes para fazermos leitura e cópia de texto de algum livro. Já na adolescência, na época da escola, recordo de uma professora que sempre incentivava a leitura de livros e sempre nos falava que através dos livros nós iríamos viajar, conhecer lugares e culturas… Na época do pré vestibular a leitura foi assídua, tive que ler bastante.
Comecei, desde de então a ter prazer na leitura por causa de uma indicação de um amigo, e influência da mídia a respeito de um livro que estava em voga na época. A partir daí, comecei a ler e comprar livros.
Quando entrei na universidade minhas leituras sobre literatura literária caíram consideravelmente, porque foram direcionadas apenas para o científico. É um erro, pois, a literatura serve como um refúgio, terapia, te possibilitar imaginar o inimaginável, aguça a imaginação, a criatividade, nos teletransportar para outro lugar, tempo, culturais, etc.
Me recordando de minhas memórias de leitura revivi um pouco do meu passado, o quanto é importante o saber, o conhecimento, o papel da escola, do professor e dos pais nesse percurso de aprendizado.
- Minhas memórias de leituras…. - 25/11/2021