Em meados dos anos de 1890 às margens do rio Neves, deu início a um pequeno notável povoado cujo nome ainda estava em processo de construção pelos cofundadores Faustino Trindade e Sabino Bezerra, que no primeiro momento batizaram-o de São Raimundo do Rio Neves. Após cinco anos chega ao povoado o senhor Sipriano Taveira, constatando a inexistência de um templo religioso para que os fiés pudessem manifestar sua fé, recebendo então, o auxílio dos moradores daquele povoado para dar início a construção de uma capelinha cujo padroeiro escolhido foi São Raimundo Nonato pelo fato de não existir médicos naquele povoado evidenciando a figura das parteiras.
Assim, o povoado começou a ganhar novos moradores que vinham das redondezas morar e trabalhar expandindo o comércio tornando-se um dos principais centros comerciais do alto sertão maranhense, sua população era formada de comerciantes, vendedores ambulantes, lavradores, fazendeiros e forasteiros dos mais diversos lugares. Mais tarde ganhou o título de vila passando-se de São Raimundo do rio Neves para São Raimundo das Magabeiras em razão da grande quantidade de uma planta nativa cujo nome é mangabeiras.
Em 1925 foi subordinado ao município de Loreto mesmo tendo sido criado com outra denominação mais não obtinha o título de município ainda, só em 1948 houve o desmembramento e constituindo-se município distrital mantendo sua própria sede. São Raimundo das mangabeiras é um município brasileiro do estado Maranhão localizado na região nordeste do país, pertencente a mesorregião do sul maranhense e a microrregião geográfica Chapada das Mangabeiras, sua população é estimada em 19.090 habitantes.