A leitura na educação infantil é algo de suma importância na vida de uma criança, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. A leitura por si só, aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, assim, melhora a escrita e favorece o aprendizado de conteúdo, por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida. É fundamental que os pais e professores busquem estimular a criança a pegar gosto pelos livros, o que é completamente diferente de tornar isso uma obrigação para elas.
Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.
A leitura deve ser introduzida no dia a dia das crianças de maneira natural, de forma que ela seja sempre estimulada pela história, fazendo o momento bem mais prazeroso para elas.
Conforme o site Leiturinha: “A educação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e os indivíduos, para ensiná-las a lidar com as questões de forma ética e para ajudá-las a lidar com as emoções durante seu desenvolvimento”.
- A importância da leitura na educação infantil - 02/05/2018