A influência dos livros na cultura cinematográfica

Todo mundo conhece aquela pessoa que nunca leu o livro mas conhece a história toda por causa do filme . A questão é que os livros estão por toda parte da nossa sociedade inclusive no cinema onde são comumente adaptados. A primeira adaptação foi em 1896 com o curta Trilby e o Pequeno Bille do autor Gerald du Maurier. Desta data até os dias dias de hoje o cinema evoluiu do preto e branco para produções que custaram milhões, mas continuou a ser influenciado pela literalmente e usar os livros como matéria prima, fazendo com que a identidade visual de alguns personagens, ou símbolos das histórias se concretizassem por causa do filme e que alguns filmes ficassem até mais famosos que livros, fazendo com que alguns celifilos menos informados nem suspeitasse que é uma adaptação. Então aqui vai uma lista de filmes e sagas que mudaram a história do mundo e a nossa forma de ver as coisas:

O Poderoso Chefão

Livro lançado em 1969 sob o título The Godfather (O padrinho), no Brasil foi traduzido para Chefão, como o filme ficou mais famoso que o livro em questão de popularidade os livros assumiram o nome O Poderoso Chefão, feito impressionante até os dias de hoje, outro feito impressionante é que ele custou 6 a 7 milhões e faturou mais de 250 milhões em bilheteria, sendo o filme de maior bilheteria do ano e nós anos posteriores, recebendo dez indicações ao Oscar e vencendo três estatuetas. É impossível não pensarmos em máfia Italiana e não imaginarmos homens elegantes de terno, fumando seu charuto num cenário vintage

Duna

Quando o assunto é Ficção Científica Duna tem se sobressaindo por causa da adaptação de 2021 disponível na HBO Max, ela estabeleceu no imaginário popular m cenário árido e criaturas únicas que sobrevivem no deserto e consome qualquer coisa, é a mais fiel ao livro mas o que muitas pessoas não sabem é que o universo Star Wars e Nausicaä do Vale do Vento (animação japonesa feita pelo Studio Ghibli).

O Senhor dos Anéis

É impossível falar de fantasia sem citar o pai da fantasia J. R. R. Tolkien, com elementos celtas e da Inglaterra Rural a história segue a mesma receita de bolo que tantas histórias de fantasia inclusive Duna e Harry Potter seguem: o menino humilde que é o ESCOLHIDO predestinado a acabar com as forças do mal. Porém, a produção dos filmes foram tão bem feita que marcou uma geração inteira, popularizando a cultura Nerd também. Sendo tema de Eventos dos mais variados, desde casamento, chá revelação, aniversários à tatuagens. Uma curiosidade é que J. R. R. Tolkien era cristão e deu um carácter cristão a sua obra, usando elementos da bíblia para fazer parte de sua história, de uma forma mais sutil que “As Crônicas de Nárnia”.

Harry Potter

A história de que a obra foi rejeitada por 12 editoras antes de ser acolhida pela Bloomsbury Publishing é bem famosa porque Harry Potter se tornou uma das maiores sagas do mundo vinculado US$ 7,7 bilhões apenas os 8 filmes, até quem nunca leu uma página ou um filme tem em sua mente varinhas, caldeirões e chapéus pontudos quando se fala de magia bruxa, talvez o sucesso vem do fato de todos os personagens terem algo de comum com nós “trouxas”, O próprio Harry é injustiçado e maltratado no começo da história gerando empatia automática no leitor/ telespectador, o Rony Weasley é pobre, usando a varinha quebrada do irmão mais velho ( só quem tem irmão mais velho vai entender) e a sofremos os dramas da Hermione primeiro como desajustada socialmente e depois com o preconceito por ter pais não bruxos, de qualquer forma essa Baixa Fantasia (fantasia que se passa entre um mundo mágico e o nosso) é o sonho de qualquer criança e adulto que vive uma vida monótona em busca de aventura.

Crepúsculo

É impossível falarmos de Adaptações marcantes sem falarmos da saga de romance “Crepúsculo” seja no bom ou no mal smrtido. Baseada nos livros de mesmo título, por muitos anos depois do seu lançamento estrondoso em 2008 a saga foi duramente criticada por seus efeitos toscos e situações vergonhosas gerando muitos meme até hoje, por outro lado teve seus pontos positivos ao apresentar o icônico vampiro Edward Cullen, interpretado por Robert Pattinson que ganhou notoriedade no cinema justamente por causa desse papel. Crepúsculo tem tudo o que estava em alta nós anos 2000: Romance, vampiros, triângulo amoroso e Bad Boy, criando uma uma legião de fãs com memórias nostálgicas até hoje. Faturando US$ 3,3 bilhões mundialmente entre 2008 a 2012.

A lista de livros que fazem parte do nosso imaginário popular é extensa, até estão apenas os principais, assim podemos concluir que os livros estão mais próximos da gente do que imaginamos, ultrapassando o seu próprio suporte (folhas e capas) e apresentando seu conteúdo de diversas formas seja em um filme ou desenhos é papel do bibliotecária ter conhecimento desses meios para apresentar os livros para seus usuários de forma eficaz e didática por quê não.

myrella