Cinema Nacional: Central do Brasil (analfabetismo e abandono afetivo).

Um clássico do cinema nacional, o filme Central do Brasil é uma obra dirigida por Walter Salles que foi indicada ao Oscar. O filme aborda de maneira realista temas como analfabetismo e abandono afetivo. Ele narra a jornada de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que dedica seu tempo a escrever cartas para pessoas analfabetas na Estação Central buscando algum sentido ou conexão como mundo, e de Josué (Vinicius de Oliveira), que após a trágica morte de sua mãe embarca em uma jornada para encontrar seu pai, enfrentando um profundo sentimento de abandono.

O filme tem uma narrativa que explora as adversidades dos personagens e brasileiros em meio as dificuldades que o Brasil enfrenta. O analfabetismo é abordado por meio do trabalho de Dora, na qual escreve cartas para pessoas que não sabe ler nem escrever mas que possui letramento, expondo a realidade de milhões de brasileiros, mostrando em como o analfabetismo afeta suas oportunidades e seus direitos, e o ato de Dora não enviar as cartas ecoa a sensação de invisibilidade dessas pessoas na sociedade.

Durante o enredo, o abandono de Josué é evidenciado pela falta de seu pai durante toda sua vida, pela perca de sua mãe durante o trágico acidente que ocorreu enquanto saia da estação e por Dora que durante o período que passou em sua casa foi vendido para traficantes. Dora após perceber a gravidade de suas ações decide resgatar Josué. Esta decisão marca o inicio de sua jornada e de Josué em busca de seu pai. Ao longo da jornada a relação de Dora e Josué evolui, descobrindo um novo sentido de família. Assista ao filme nas plataformas digitais para saber como essa historia emocionante acaba.

isabella.gomes
isabella.gomes
Artigos: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *