“Uma artista cheia de vida uma vida cheia de cores.”.
É assim que María Hesse autora e ilustradora da obra Frida Kahlo: Uma biografia, inicia seu livro, ela conta a trajetória da vida e das obras da artista. O livro conta com ilustrações da autora e alguns trechos são escritos com a caligrafia original de Frida, em forma de diário.
María Hesse revela em seu livro, as dores, os momentos felizes e como a arte ajudou Frida a vencer suas limitações, expõe também a sua personalidade forte e sua vontade de viver. Frida Kahlo: Uma biografia, é uma obra que nos permite imaginar como a artista vivia e o que ela sentia quando pintava seus quadros, pois conta e ilustra com uma riqueza de detalhes os momentos de sua vida.
Além do livro escrito por Hesse, outra maneira de conhecer um pouco mais a história e o local onde Frida passou a maior parte da sua vida, é através de uma tour pelo Museu Frida Kahlo, também conhecido como Casa Azul, lugar onde ela nasceu, viveu com seu marido Diego Rivera, e morreu em 1954.
Construído em 1904 em Coyoacán, no México, o museu conta com exposições das obras da artista, bem como seus objetos pessoais, mas devido a pandemia da COVID-19 e a implantação de medida sanitárias, como o isolamento e o distanciamento social, o museu teve que se adequar ao momento e então decidiram inaugurar um novo modelo de visitação que se dá por meio da tecnologia, mais precisamente através das telas dos smartphones e computadores.
O passeio online pelo Museu Frida Kahlo, permite conhecermos todos os 17 pontos da casa, além de disponibilizar uma visão 360° dessas áreas. Assim como a visita presencial, também podemos visualizar suas obras, objetos pessoais e até suas exposições disponíveis. O museu também conta com um perfil no Instragram (@museofridakahlo), onde é possível através das imagens conhecer um pouco mais sobre essa artista tão cheia de personalidade que foi Frida Kahlo.
- Frida Kahlo em 360° - 24/06/2021