História em Quadrinhos: leitura e imaginação

Pensar em História em Quadrinhos Turma da Mônica é ser transportada para um mundo mágico e divertido. Quando criança comecei a ler através dos quadrinhos que meu pai me trazia, ele não sabia ler mas esperava sempre que eu lesse as historinhas enquanto ele olhava as gravuras coloridas dos quadrinhos. Virei leitora assídua dessas revistinhas, ganhava muitas e virou rotina em nossa casa, eu ler, ele ver e ouvir com encantamento cada tirinha e com o passar do tempo tínhamos uma rotina apenas nós dois dessa leitura e fui percebendo que não era apenas a minha imaginação que ficava aguçada mas meu pai também virou um ótimo ouvinte. Fui aprendendo com ele que mesmo com o passar do tempo, nossa criança interior fica guardadinha e mesmo sendo um adulto e provedor da nossa família ele me mostrava com longas gargalhadas que não tem idade para se divertir. Os quadrinhos nos aproximaram mais ainda, mesmo ele insistindo que eu sendo criança precisa assistir o Jornal com ele, confesso que achava horrível mas também era uma forma de me ensinar como as coisas funcionavam na época.

As histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa encantaram muitas crianças, sendo ele o criador da Turma da Mônica. Os personagens das HQs foram inspirados na família e pessoas próximas do cartunista, os personagens da Turma da Mônica são ícones dos quadrinhos e da cultura brasileira, que estão sempre em contato com crianças (e adultos, como eu!) de várias gerações e que continuam ao longo do tempo trazendo as mais variadas peripécias para nosso divertimento. Uma criança em seus primeiros anos de alfabetização visualiza através das figuras as cores, os desenhos, e consegue reproduzir sons e interpretar os personagens, o que leva ao poder da imaginação por meio de gravuras pois somos visuais, costumamos visualizar para reproduzir é nessa perspectiva que nos anos inicias a introdução dos quadrinhos de forma coordenada pode ajudar na alfabetização de crianças, jovens e adultos.

Quem nunca teve um amigo que não toma banho (Cascão), uma amiga comilona (Magali), um amigo que bola planos e nunca da certo (Cebolinha) e aquela amiga baixinha e zangada (Mônica), acho que pelo menos um deles já tivemos ao longo de nossas vidas, quando reproduzimos dessa forma estamos trabalhando nossa ludicidade, trazendo para realidade o que era apenas uma leitura em uma revista. Esse é o ponto principal, fazer o leitor reproduzir aquilo que lê e está vendo, assim através de uma leitura mais descontraída se possa passar mensagens e incentivar a leitura desde a mais tenra idade. A leitura de quadrinhos pode ser uma alternativa que os professores podem utilizar em sala de aula, as bibliotecas em seu acervo deverão disponibilizar este material, e espaços em que o leitor se sinta acolhido para ler. Comecei a ler me divertindo com essas histórias, guardo lindas lembranças do meu pai comigo em minha memória, pois ensinar a ler é um ato de amor que ultrapassa o limite da imaginação.

ReginaSeguins