Interdisciplinaridade e Novas Expectativas: O bibliotecário assumindo outras perspectivas.

Frente a crescente escala de conhecimento da contemporaneidade, o bibliotecário deve fazer adaptações para melhor se adequar a isso, tornando-se interdisciplinar. Assistindo a esses prospectos, farei menção a algumas capacitações,oferecidas nos currículos dos cursos da Universidade Federal do Maranhão deixando em evidência sua importância para o curso de Biblioteconomia. Serão também expostas, cadeiras do curso que são meritórias, todavia a atividade contínua do aluno é necessária e outras que devem ser buscadas pelo o aluno e profissional para (no futuro)melhorar a comunicação e a acessibilidade do local.

O curso de Biblioteconomia oferece cadeiras de linguagem inglesa, (Inglês I e Inglês II) mas a descontinuidade do estudo do discente gera entraves principalmente para manusear documentos da própria área e ter contato com excursionistas, já que a biblioteca é um ponto turístico maranhense e a língua é considerada a língua mundial. O currículo do curso de biblioteconomia oferece cursos que trabalham a programação,sistematização, automação entre outras ferramentas para trabalhar hardwares e softwares em bibliotecas, diante disso o domínio dessas linguagens também requer continuidade e autodidatismo do futuro ou profissional da área, para gerar acessibilidade dentro da área de atuação.

A necessidade de busca e parceria do curso de biblioteconomia com cursos distintos é indubitavelmente relevante, já que são encontradas competências requisitadas pelo mercado e espaço didático-pedagógico do profissional. Frente a essas, podemos apresentar algumas como: Paleografia que manipula a escrita antiga, o manuseio de documentos antigos, sua recuperação entre outros, oferecida pelo curso de história; Libras, oferecida pelo curso de Letras Libras, que lida com a segunda língua oficial do país, o profissional sabendo que o espaço da biblioteca é para todo e qualquer cidadão, a compreensão da citada é indispensável.

O bibliotecário que busca diferenciar o currículo e se tornar interdisciplinar precisa continuar os seus estudos, além disso, é necessário interesse para procurar capacitação em outras áreas. O domínio das áreas mencionadas torna o profissional diferenciado e preparado para experiências cotidianas do espaço empregatício, fazendo com que se comunique com turistas, pessoas com necessidades especiais, máquinas e outros. Essas capacitações são cabíveis ao especialista e vão acompanhar o interesse do mesmo pela área, caso busque experiências diferenciais, além dessas ainda existem outras como os cursos oferecidos pelos estudantes de Letras o Curso de Estudos de Idiomas (CEI) que devem ser adotados durante o período acadêmico.

Elias Gutemberg
Elias Gutemberg
Elias Gutemberg

Estudante do Curso de Biblioteconomia.
Amante dos meus Livros
Instagram: eliasgutemberg_

Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *