Leitura: sua importância no início da alfabetização

A leitura é uma ferramenta imprescindível para a educação desde o nível básico até o ensino superior. É de inteira contribuição em uma formação completa do indivíduo atrelada à sua aprendizagem e compreensão do mundo, promovendo assim seu desenvolvimento de senso crítico e pesquisador. Diante disso faz-se necessário o acompanhamento de pais, professores e demais interessados na educação, e até do próprio alfabetizando, com o interesse em aprender e adquirir o conhecimento. Com tudo isso, é preciso apontar como a leitura será executada, de que forma deve ser processada durante a alfabetização da criança, pois quanto mais cedo for iniciada melhor será apreendida nesta dinamização.
Além de tudo, é importante frisar a relevância que o ato de ler tem para uma sociedade bem formada e informada. Por isso faz-se necessária o começo da leitura desde a infância, juntamente com a observação da realidade vivida. Primeiramente, a criança lê o mundo que a cerca, interagindo com os outros. Depois, quando na escola, a criança faz a leitura da palavra escrita e assim desenvolve o seu hábito de ler em um processo contínuo e civilizador.
Assim, o domínio da linguagem é melhor desenvolvido, há um maior nível de criatividade e potencial de concentração entre os alfabetizandos. Pode-se elencar ainda como benefícios para a leitura, habilidades na interpretação dos textos, ampliação das capacidades cognitivas, enriquecimento do vocabulário, visão crítica e capacidade de argumentação, visões de mundo diferenciadas e melhora na memorização.


A leitura tem um papel enriquecedor na educação dos pequenos, pois ela contribui de maneira precisa neste processo. É nela que o indivíduo constrói seu mundo intelectual, emocional e sensorial. Enfatiza-se que a leitura está intrinsecamente relacionada, não só ao próprio ato de ler, mas também aos aspectos sociais, culturais e políticos. E assim sendo, é de real importância estimular a criança com a leitura prazerosa e com plena satisfação e mais na fase inicial da vida , quando estão sendo formados para o percorrer de uma longa jornada que vem pela frente. Desta maneira, serão construídos cidadãos leitores constituidores de seu próprio discurso e de suas próprias conclusões.

dayane195
dayane195
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *