Literatura infantil- Mundo de Mundim de Lília Diniz.

Fonte: https://www.facebook.com/MundoDeMundim/

Contar historia infantil é algo muito especial a autora Lília Diniz, maranhenses, natural de Imperatriz, formada em arte cênicas, atriz e arte educadora, ela sabe fazer de maneira encantadora este papel de trazer alegria e reflexão através da literatura.

Fonte: https://www.facebook.com/MundoDeMundim/

Ao utilizar uma linguagem natural de fácil entendimento sobre a história de um menino de 10 anos, conhecido como Mundim, um menino sonhador que mora na fazenda do rico patrão com a mãe e os doze irmãos, onde são escravizados cortando cana, um cenário nebuloso para seus sonhos. Mundim não sabe ler, nem escrever, não frequenta a escola, só trabalha para enricar mais o patrão, perdeu até um dos braços no trabalho da lavoura. No dia em que vê o filho do seu patrão com um livro nas mãos, fica curioso e quer saber a todo o custo o que era o tal objeto. Corre até a mãe e pergunta o que era aquilo. Daí, é travado um diálogo difícil, dolorido, triste, real… Mas Mundim não desiste! É questionador e contestador. A partir do momento que ele ver um objeto estranho na mão do filho do patrão, depois de indagar a mãe por diversas vezes descobriu que o tal objeto seria um “LIVRO”,  que cabia muitos saberes ali dentro,  ele ver o quanto o conhecimento existente no livro poderia mudar sua vida.

Fonte: https://www.facebook.com/MundoDeMundim/

A autora traz algumas reflexões sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e ressalta a importância do livro, o menino percebe o conhecimento poderá mudar o mundo, mas a sua realidade, a dos pais e de muitas crianças pelo Brasil, representa uma situação difícil. Diante de todo sofrimento, o menino ver o quanto o conhecimento é transformador e possibilita a  mudanças na vida das pessoas. A obra narra uma das muitas facetas do trabalho infantil e escravo que ainda ocorrem. Quantos Mundins existem nos rincões deste país? A quantos são negados o direito e o acesso a uma boa educação?

Essa é a dica de leitura nesse período de isolamento social e trazer a reflexão sobre a valorização do conhecimento como  agente de transformação. Mais informações sobre o livro, acessem a página da autora.

Rosalvinasantossa
Rosalvinasantossa
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *