Não leia este post se você gosta de memes

“O humor é uma forma de inteligência superior” Victor Hugo

Ninguém imagina mais utilizar as redes sociais e não rachar o bico com um meme pra descontrair o dia, de quebra enviar pro seu amigo rir com você. Isso porque a presença do meme se tornou comum no meio social, como forma de aliviar o estresse e gerar conexão, além de reforçar a cultura de uma coletividade. Talvez você tenha aquele amigo que só se comunica com você através de memes. De fato, convenhamos que é uma forma de comunicação interessante, não? Apesar disso, você conhece a verdadeira origem do termo e como esse fenômeno se comporta por trás da tela? Se não, te convido a entender.

Origem e primeiras menções

O meme é uma forma de expressão popular comum na era digital, um conteúdo de cunho humorado e divertido produzido e difundido nas plataformas comuns como Instagram, Tik tok, YouTube, Pinterest, Twitter (conhecido atualmente como X) e tantas outras, mas você sabe a origem deste termo? Não? Vem que eu te conto!!

Bom, ao contrário do que muitos imaginam o termo não é recente, sua primeira menção foi cunhada em 1976, pelo biólogo britânico Richard Dawkins na obra “The selfish gene” em português O gene egoísta. Na visão de Dawkins, meme é uma ideia, comportamento ou estilo que se espalha por meio da imitação através das pessoas. Assim como a evolução do gene está para o campo da genética e biologia de indivíduos, o meme está para a evolução cultural destes.

O meme pode ser transmitido pela escrita, fala, gestos e rituais. Esse fenômeno atua como vírus que se instala, se reproduz e vai se replicando sucessivamente até de que repente você sai casa e percebe que todos só falam do mesmo meme que como o termo já diz “viralizou”. Alguns teóricos comparam a evolução de um meme a um processo biológico de seleção natural, que apresenta características de variação, mutação, competição e herança. Assim, não é atoa que alguns permanecem na memória coletiva por muito tempo, enquanto que outros são esquecidos dentro de poucas semanas. Nesse contexto, uma analogia interessante é o processo de seleção natural, pois os melhores memes sobrevivem no imaginário popular.

Viralização: Algoritmos a favor.

Para um conteúdo subir nas plataformas, algoritmos são fatores cruciais nesse processo. Isso porque eles determinam o acesso e alcance do conteúdo através de ferramentas de aprendizado artificiais induzidas pela própria busca do agente que interage. Ou seja, quando um conteúdo está sendo massivamente buscado, os algoritmos entendem que é algo que você poderia gostar de ver, logo ocorre o disparo em rede. Por exemplo, na solução de Machine Learning envolve dentre várias possibilidades, recomendações. Por isso é muito simples acessa-los quando estouram na rede por meio de uma palavra chave, e descrição, pois o algoritmo está treinado para o reconhecimento daquela informação e entende como “relevante” pela quantidade de acessos.

Essas IA’s sabem de muita coisa, não concorda?

Meme e Marketing.

Ao longo do tempo as estratégias de publicidade e propaganda de produtos e serviços foram inovando para propostas de divulgações menos incisivas. Antes, as empresas se apropriavam muito de imperativos em seu discurso como “Use”, “Compre”, “Vista”, “Ouse”, “Não fique de fora”. Atualmente, as empresas utilizam memes dos mais variados. Algumas empresas inserem cenas aleatórias que causam surpresa e de repente corta para a venda do produto, gerando uma quebra de expectativa engraçada, este é um fenômeno crescente que tem ganhado espaço. Observo que os usuários acham muito criativo e até fazem a aquisição pela produção Hollywoodiana.😏 Fato é que esta tendência passou a ser um forte aliado às estratégias de marketing das empresas. Ecommerced Brasileiras inclusive vendem artigos com imagens divertidas e frases de memes que viralizaram nas redes. Roupas, canecas, entre outros estão entre o que é vendido. Tem sido uma valiosa ferramenta de venda a utilização do humor como captura da atenção deste consumidor.

A seguir alguns exemplos do marketing das redes sociais.

É pra isso que eu pago a internet.

Já acabou, Jéssica?

Ficamos por aqui, seu cachorro homofóbico. Beijos! 😘