O que é ressaca literária e como sair dela

Qualquer leitor já passou por esse momento em que não se sente vontade de ler nada, não há envolvimento com a narrativa ou com os personagens e a leitura não avança. Esse fenômeno é chamado de ressaca literária, um termo popularizado pelas comunidades literárias nas redes sociais (BookTube, BookTok, Bookgram…) que consiste na dificuldade para iniciar ou finalizar um livro, problemas para se concentrar ou total desinteresse na leitura.

Existem diversos motivos que podem ocasionar a ressaca literária, entre eles:

• Quando você lê algum livro que tem um impacto significativo em sua vida. Talvez seja um livro muito bom e você sente que nunca mais vai encontrar outro igual. Talvez seja um livro muito ruim e você acaba se sentindo frustrado. Ou você pode ter lido aquele livro que te destruiu e te deixou chorando por horas.
  • Quando você lê um livro muito extenso ou vários livros em um mesmo período de tempo
  • Quando se tem uma rotina corrida ou uma sobrecarga de atividades
  • Quando se está lidando com o cansaço mental (o que, por sinal, deve ser levado em consideração e tratado da maneira mais adequada)

Pensando nesses motivos e muitos outros, separei 10 dicas para superar essa ressaca. Embora nem todas as dicas funcionem para todo mundo de forma efetiva e instantânea, são estratégias que uso e que também fazem parte do senso comum, então espero ajudar.

1º Dica: Busque entender o motivo. É importante saber se você ainda está preso ao último livro lido, se está sem tempo, cansado, se sente pressionado a seguir modas literárias ou se mudanças em sua vida pessoal estão te afetando. Compreender a causa da ressaca faz um grande diferencial.

2º Dica: Entenda o que você quer ler. Algumas pessoas gostam de reler seus livros preferidos ou aqueles que fizeram com que entrassem no mundo da leitura. Já outras apostam em gêneros que ainda não tentaram ou não gostam tanto, se permitindo sair da zona de conforto. Procure saber qual o tipo de leitura que está precisando no momento.

3º Dica: Administre o tempo disponível. É interessante tentar adequar a leitura à sua disponibilidade, principalmente se você é o tipo de pessoa que se sente culpada por priorizar a leitura em vez das obrigações (momento autocrítica).

4º Dica: Experimente diferentes meios e formatos de leitura. Leia livros físicos, digitais, ouça audiolivros, leia HQs ou mangás… Enfim, busque novas abordagens.

5º Dica: Buscar conteúdo literário também pode ajudar. Você pode ter como base seus livros ou gêneros favoritos e procurar por filmes, séries e documentários inspirados neles. Também é interessante recorrer à revistas literárias, como por exemplo as revistas Lombada Quadrada, Revista Palavrar e Revista Pixé, ou canais no YouTube, como Literature-se, withcindy, Ler antes de morrer e Khalilah D.

6º Dica: Alterne entre gêneros literários. Busque ler livros com temáticas diferentes, por exemplo, começar com fantasia e alternar para um thriller ou romance quando sentir que a leitura está empacada.

Diferentes gêneros literários
Fonte: Pinterest

7º Dica: Visite bibliotecas, livrarias ou centros culturais e participe de eventos literários presenciais ou virtuais. A BibliON é um exemplo de plataforma que realiza vários clubes de leitura e encontros virtuais que têm muito a acrescentar.

8º Dica: Leia livros mais curtos, com capítulos menores que permitam uma leitura mais fluida.

9º Dica: Dê um tempo. Também é importante relaxar, aproveitar outros hobbies e se distrair de outras formas. Se você percebe que não vai ser tão fácil voltar a ler com a mesma intensidade ou interesse de antes, não force a leitura e permita-se dar um tempo.

10º Dica: Tenha sempre em mente que você não está em uma espécie de competição. Ter momentos de ressaca literária, ler poucos ou nenhum livro por determinado período de tempo e não conseguir acompanhar modas literárias não te torna menos leitor. Não defina expectativas irreais com base no que vê nas redes sociais. Encontre seu próprio ritmo de leitura.

Essas foram algumas dicas, espero ter ajudado. Boa leitura!

Kamyfreitas