Porquê ler Raphael Montes?

Raphael Montes é um escritor e roteirista de sucesso, conhecido principalmente por suas historias de terror, crime e suspense. Nascido em 22 de Setembro de 1990, no Rio de Janeiro. Começou a carreira aos 18 anos, quando publicou contos em diversas antologias de mistério, como na Playboy (“Viúva Negra”) e na prestigiada revista americana Ellery Queen’s Mystery Magazine. Escreveu os romances  Suicidas,  Dias Perfeitos,  O Vilarejo,  Jantar Secreto, Bom Dia, Verônica,  Uma Mulher No Escuro, A Mágica Mortal e Uma Família Feliz, sucessos de público e de crítica. Seu primeiro livro publicado foi Suicidas em 2010,  um suspense policial finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Seus livros já foram traduzidos em diversos países e recebendo diversos elogios de autores internacionais. Sendo assim vamos para alguns motivos de porque ler os livros de Raphael Montes:

AMBIENTES E NARRATIVAS DISTINTAS:

Quem já leu os livros de Raphael, sabe que eles possuem ambientes e propostas narrativas bem diferentes, como por exemplo no livro Suicidas, onde basicamente os cenários somente são um porão e uma sala de interrogatório, é de se pensar que isso deixa a narrativa entediante, mas acontece totalmente ao contrario, isso só aguça o interesse do leitor pela história. Temos também O Vilarejo, que é composto por nove contos, mas todos no mesmo ambiente e que acabam se interligando de uma forma bem assustadora. Esses são somente dois exemplos de como esse autor é versátil e consegue construir historias incríveis e assustadoras.

PERSONAGENS COMPLEXOS E BEM CONSTRUÍDOS:

Não existe nenhum livro de Raphael Montes onde ele tenha feito um personagem raso e sem sal, ele literalmente coloca sua alma em cada um, ele traz a tona o pior do ser humano em seus personagens. Cada um é bem desenvolvido, com personalidade e motivações distintas. Apesar de alguns personagens serem meio assustadores, o leitor pode até mesmo se identificar e ter empatia por eles, não são personagens onde você sente que são incansáveis, mas sim pessoas reais retratadas com profundidade e até mesmo com sensibilidade.

MISTURA DE THRILLER/SUSPENSE/POLICIAL

Embora seus livros sejam considerados romances policiais, em todos eles existe uma mistura de gêneros. Tem se os crimes com investigação policial, mas muitas vezes isso não é o enredo principal do livro. Esses eventos se tornam algo menor quando começamos a analisar o comportamento e motivações dos personagens, o que acaba deixando o leitor mais interessado nisso do que no crime cometido, mas nem por isso a leitura vira algo ruim, muito pelo contrario fica muito melhor e com uma ótima fluência.

Esses foram só três dos diversos motivos para que se leia seus livros. Resumindo Raphael Montes traz uma grande contribuição para literatura brasileira, pode se dizer que para a global também, e principalmente para o gênero de suspense. Suas histórias prendem os leitores do começo ao fim, provocando os mais diversos sentimentos e aguçando o gosto pela leitura, pelo menos se você não for um leitor muito sensível irá adorar suas histórias.

Érika Beatriz
Últimos posts por Érika Beatriz (exibir todos)
Érika Beatriz
Érika Beatriz
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *