A biblioteca setorial do CCET presta serviços à comunidade científica/usuários, através da aquisição de empréstimos, serviços de busca online de informação, consultas, disponibilização de livros, teses e dissertações, como ferramentas auxiliadoras no processo educacional.
O relato em si, restringe-se à minha pessoa, enquanto discente do curso de Biblioteconomia, que foi oportunizado um aprendizado no âmbito da referida biblioteca, prestando serviços na parte técnica administrativo.
A Biblioteca universitária interage diretamente com a comunidade acadêmica oferecendo suporte informacional para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas universidades (LEITE E SILVA, 2015).
Neste sentido, foi possível participar por um período de seis (06) meses, na data de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, como integrante desse suporte informacional e acessibilidade ao conhecimento na prestação de serviços de referencia e interação com o usuário de vários cursos de graduação, pós-graduação e alguns mestres que faziam uso das coleções do acervo.
Com base neste contexto, relato algumas atividades que, do saber teórico, foi concretizado na prática que ampliou e modificou meu olhar/concepção, a partir do engajamento. Minha atuação foi específica no serviço de referencia e em alguns processos técnicos, sistematizados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), tais como, organização, circulação, empréstimos, renovação, reservas, devolução, emissão de quitação (nada consta), geração de GRU, etc.
Em síntese, todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da biblioteca do CCET foram relevantes para o aprendizado e construção dos meus objetivos como discente do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Muito válido esta experiência aos alunos que têm essa possibilidade de agregar a teoria à prática. O confronto da teoria à técnica fazer traz reflexos extremamente salutar ao ensino-aprendizagem, principalmente no tocante enquanto as funções são desempenhadas na mesma Universidade.
A prática fortalece o saber.