Projeto Liceu 180 anos.

Em comemoração a uma das grandes instituições da educação pública do estado do Maranhão, o Liceu Maranhense neste ano de 2018 estará completando 180 anos de existência. E por este motivo o Prof. º Dr. César Castro da Universidade Federal do Maranhão, iniciou este projeto para o lançamento de mais de seus livros na área da educação. Estão sendo realizadas as pesquisas na APEM (Arquivo Público do Estado do Maranhão), juntamente com uma pesquisadora Luana Guimarães, graduada em Pedagogia e aluna de Mestrado em Educação na UFMA, e os alunos Eduardo Melo e Elias Gutemberg do curso de Biblioteconomia da UFMA; Em que atuam buscando documentos dos professores liceístas, ofícios que tratam da educação do Liceu.

Durante este mergulho no passado do Liceu Maranhense, a partir do ano 1838, foram encontrados diversos documentos, e observadas várias curiosidades em relação ao ensino daquela época, onde pode-se salientar uma delas, no qual os alunos possuíam matérias que hoje em dia já estão extintas. Tais como: Gramática filosófica, retórica dentre outras, e aprendiam as línguas estrangeiras: em Inglês, Francês, Latim e Grego.

Fiquem com alguns registros:

Liceu Maranhense – Foto mais atual.
Lista de presença dos alunos do Liceu – Doc. disponível na APEM.
Doc. sobre o Liceu, escrito por Francisco Sotero dos Reis – Doc. Disponível na APEM.
Um de vários selos encontrados, de 1873.
APEM – Arquivo Público do Estado do Maranhão- Endereço: Rua de Nazaré, 218 – Centro, São Luís – MA, 65010-410
Eduardo Melo
Últimos posts por Eduardo Melo (exibir todos)
Eduardo Melo
Eduardo Melo
Artigos: 1

3 comentários

  1. Sem dúvida é um projeto incrível. Em que a documentação está possibilitando a perpetuação do conhecimento e de parte da história de São Luís. Parabéns aos idealizadores! (As fotos estão ótimas)

  2. Projeto incrível, é mais um demonstrativo de como podemos usufruir da documentação e das unidades de informação que estão ao nosso favor. É maravilhoso descobrir mais uma história de uma das escolas mais importantes da nossa São Luís. (Lindas fotografias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *