A importância da Língua Brasileira de Sinais (LBS) aos bibliotecários

A LBS é reconhecida oficialmente como língua e meio de comunicação através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Através desta lei é  possível a prática do movimento de inclusão dos surdos na sociedade. Atualmente a sociedade em que vivemos é marcada pelo uso das Tecnologias de informação e comunicação (TIC), que proporcionam a transmissão rápida e efetiva destas informações. O bibliotecário como o profissional responsável, que trabalha diretamente com essas informações, tem o papel de mediador entre a  informação, instituição e usuário, ele deve ser capacitado para atuar com as diferentes tipos de usuários, e superar os obstáculos imposto nesses ambientes. A LBS no âmbito acadêmico , não é uma disciplina de caráter obrigatório para os cursos bacharelados, o que pode afetar a pratica de inclusão no mercado de trabalho, levantando a sim a importância dessa Língua para o profissional bibliotecário. A LBS não possibilita apenas a integração dos surdos a sociedade, mas permite que a sociedade conheça o ambiente que os surdos estão inseridos.

Lucas Cipriano

Estudante da Universidade Federal do Maranhão, discente do curso de Biblioteconomia, bolsista do Projeto Acervo Documental da Extensão na UFMA.

Um comentário

1. Uma boa reflexão para que pensemos como está a qualificação do bibliotecário na comunicação por libras.