Jordan Peele: A arte dos filmes de terror psicológico que fazem você questionar a realidade

Para aproveitar o mês de Outubro e já entrar no clima de Halloween, iremos entender como o Jordan Peele se consolidou como o novo mestre no gênero de terror e analisar seus três filmes: “Corra!”, “Nós” e “Não! Não olhe”. E ao final terão sugestões de filmes de terror semelhantes aos que serão analisados para você aproveitar e maratonar nesse Halloween.

Estamos acostumados com filmes de terror que assustam com trilhas sonoras em uma construção lenta de tensão que sugerem perigo, seja de monstros ou assombrações que surgem do nada e nos fazem pular da cadeira, é o famoso Jumpscare: é usado frequentemente como um momento de choque para assustar o público.

Os personagens em filmes de terror enfrentam ameaças sobrenaturais ou físicas e são em grande parte totalmente estereotipados assim como o roteiro por exemplo: a mocinha inocente que normalmente é a chamada final girl, ela é a única sobrevivente no final do filme; o casal quando um desaparece para ouvir um barulho e o outro vai atrás, o amigo que serve de alívio cômico, o cético que não acredita nas ameaças sobrenaturais e não leva o perigo a sério, o personagem de uma minoria (negro/asiático) normalmente um dos primeiros a morrer. Eles tentam sobreviver a vilões mascarados e criaturas aterrorizantes em casas mal-assombradas onde foram avisados sobre boatos/presságios de que ali não era um lugar seguro.

fonte: aparato do entretenimento

Devido a esses filmes serem totalmente previsíveis alguns públicos se desanimam para assistir filmes de terror, sendo poucos os filmes que conseguem fugir desse paradigma e serem de fato um bom filme. Isso não significa dizer que filmes clássicos como: Sexta-Feira 13; Pânico, A hora do pesadelo, Halloween e o Massacre da Serra Elétrica sejam ruins. O fato é que eles funcionam de primeira por serem novidade e tiveram um bom enredo e direção para que o público se interessasse de fato. Entretanto, muitos diretores e roteiristas copiam a mesma fórmula várias e várias vezes e isso afeta constantemente na recepção negativa do público.

Isso explica porque os filmes de terror psicológico estão ganhando cada vez mais espaço recentemente. O gênero de filmes de terror psicológico é uma subcategoria do gênero de terror e se concentra principalmente em perturbar a mente dos espectadores e dos personagens explorados por meio de elementos psicológicos como suspense, tensão, medos e ansiedades que estão enraizados na mente humana em vez de depender da violência gráfica ou monstros sobrenaturais que tanto estamos acostumados a ver nos filmes. Em vez de sustos rápidos e violentos, esses filmes constroem gradualmente o medo da loucura, solidão, perda de controle com uma narrativa complexa envolta de reviravoltas (plot twist) e enredo que nos fazem questionar a realidade, muitas vezes com um enredo feito para nos manipular no sentido de duvidar do que é certo ou errado, do que está realmente acontecendo com elementos de ilusão. Os personagens também são mais elaborados e desenvolvidos, são personagens atormentados por traumas do passado, segredos sombrios e lutas psicológicas internas. E principalmente, o terror psicológico deixa espaço para sua própria interpretação e reflexão.

fonte: fr news24 viral

Jordan Peele é um ator, comediante, roteirista e cineasta norte-americano, conhecido por seus longas de terror e comédia e contribuiu significativamente para o cinema de terror socialmente consciente. No início de sua carreira Jordan ingressou no elenco do programa de comédia de esquetes “MADtv” em 2003. Ele e Keegan-Michael Key – que viria a se tornar seu grande parceiro ao longo da carreira – foram demitidos ao mesmo tempo de seus antigos trabalhos, os colocando no elenco de MADtv no mesmo ano. O programa estava procurando apenas um comediante negro na época, mas a dupla trabalhou com uma ligação impressionante e isso os levou a serem contratados juntos. Eles trabalharam no programa até 2008, onde Jordan ganhou reconhecimento por suas imitações icônicas e personagens cômicos.

fonte: know your meme

Em 2012, Jordan ganhou novamente reconhecimento por seu trabalho no programa “Key&Peele”, que ele co-criou e estrelou novamente com Keegan-Michael Key (que ele o considera como um irmão). O programa consiste em várias esquetes com temas que abordam uma variedade de questões culturais e sociais, a maioria delas tratam sobre a cultura popular americana, estereótipos e críticas sociais. O seriado estreou em 31 de Janeiro de 2012 e terminou em 9 de Setembro de 2015, com um total de 53 episódios em 5 temporadas. O seriado ganhou um Peabody Award e dois Primetime Emmy Awards. Também foi indicado para vários outros prêmios, incluindo o Writers Guild Award (WGA) e o NAACP Image Award.

fonte: gente ig

Sua transição para o terror teve início em 2017 com a estreia do filme “Corra!” que conta com a história de Chris, um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada caucasiana, e ao chegar propriedade dos pais dela, Chris percebe que a família esconde algo perturbador. Com uma mistura de elementos de terror psicológico com comentários sátiros sociais sobre o racismo. O filme parte de um estilo inovador com representatividade negra onde busca descaracterizar os estereótipos e abordar temas sociais como questões de racismo e privilégio de pessoas brancas. Jordan consegue cativar, entreter e principalmente incomodar o telespectador, seja com alívios cômicos carregados de críticas, ou com metáforas. O filme recebeu aclamação da crítica e do público e em 2018 seu primeiro longa-metragem conquistou o Oscar de melhor roteirista, sendo o primeiro negro a vencer essa categoria e também o primeiro a ser indicado aos Oscars de melhor roteiro, direção e filme, um fato importante para a história do terror tendo em vista que o gênero de terror nessa premiação é constantemente esnobada. “Corra!” é o primeiro trabalho de Jordan como diretor e decidiu aposentar-se da atuação. Em uma entrevista em 2019 pela NPR, Jordan conta que optou pelo gênero de terror por já estar familiarizado e que desde criança possuía uma relação de amor e ódio com esse gênero, ele gostava de assistir mesmo que ficasse com medo. Jordan afirmou ainda que para ele, fazer filmes de terror o faz superar seus próprios medos, o tornando mais forte e corajoso.

fonte: mundo negro

Já em 2019, Jordan Peele estreou o seu segundo filme de terror “s” e que assim como o anterior, também explorou questões sociais, identidade e desigualdade. O longa trás a história de uma família que se vê frente a frente com seus doppelganger (cópias de si mesmos). Com um final surpreendente, o filme transmite ao telespectador uma provocação de que o inimigo não é um monstro sobrenatural, mas sim nós mesmos. Na época de estreia, “s” se tornou uma das maiores aberturas da história do cinema de um filme de terror, atingindo 71 milhões de dólares ao fim de semana de estreia.

fonte: cinepop

Até o momento o último filme de Jordan Peele foi lançado em 2022, “Não! Não Olhe!” conta a história de dois irmãos que vivem em um rancho cuidando de cavalos na Califórnia e acabam encontrando uma força misteriosa que está afetando no comportamento animal e humano. “Não! Não Olhe!” é um filme que explora uma categoria de terror há tempo esquecida: alienígenas. Ainda sim, o filme aborda questões críticas sobre a indústria e a discriminação racial que dentro dela acontece que podemos perceber ao ver os irmãos que sofrem para conseguir uma oportunidade e a ganância dos que possuem poder. O filme é cheio de metáforas e cada telespectador tem uma perspectiva diferente, questionamos durante o filme inteiro o que está realmente acontecendo, Jordan criou uma trama tão indecifrável que fica difícil prever os próximos acontecimentos, tornando o medo ainda mais intenso.

Jordan Peele é bastante elogiado por sua capacidade de usar o gênero de terror para explorar críticas sociais e raciais de maneira inovadora, atingindo uma grande influência na indústria do cinema de terror, fazendo com que portas de oportunidade fossem abertas tanto para o gênero de terror como principalmente para a inclusão e representatividade de pessoas negras nos filmes sendo os protagonistas das histórias e não apenas coadjuvantes estereotipados e feitos apenas para morrer no filme.

Se você ficou interessado e quer assistir filmes na mesma temática de terror psicológico, aqui vão algumas indicações: Midsommar-o mal não espera a noite(2019); Fragmentado(2016), Mãe!(2017), Psicose(1960), O silêncio dos inocentes(1991), O iluminado(1980), Cisne Negro(2010), Hereditário(2018), A bruxa(2015), Parasita(2019), O homem invisível(2020), O poço (2019), Ilha do medo (2010), O farol (2019), O sexto sentido(1999), Jogo perigoso (2017), Donnie Darko (2001), Candyman(2021) e Os outros(2001).

Aproveite e bom Halloween!

francineamarinho
francineamarinho
Artigos: 1

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *