Resenha- A cantiga dos pássaros e das serpentes.

O livro a cantiga dos pássaros e das serpentes de Suzanne Collins, é uma obra complementar voltada para o universo de “Jogos Vorazes”, que é uma  trilogia de livros de sucesso com adaptações cinematográficas. A ficção com viés de distopia é repleta de ação, romance, drama e muitas reviravoltas. Cativante, envolvente a obra possui uma leitura agradável e de fácil compreensão, apresenta diversas reflexões sobre os efeitos da guerra,  democracia, ditaduras e desigualdades sociais.

https://br.pinterest.com/pin/433893745359909826/

 De início a história permeia a infância e a vida de Coriolanus Snow.  Com tudo,  a obra é um spinoff  da décima edição dos jogos vorazes que, apesar de focado na vida de Snow, a obra traz Lucy gray discípula de Snow e Sejanus seu amigo, personagens secundários seu devido destaque no desenrolar da trama a partir do relacionamento na vida do personagem principal, trazendo percepções diferente das pessoas da Capital, a elite de Panem, cidade fictícia do livro.

Lucy Gray é o tributo do Distrito doze e, pupila de Snow, apresentada como uma artista circense e cantora, que cativa e engrandece a vida nômade do circo.

https://br.pinterest.com/pin/4714774602079641/

Sua confiança, vontade e personalidade de Lucy encantou  Snow ao ponto de fazê-lo apaixona-se por ela. Após a finalização dos jogos e vitória de Lucy Gray, ouve uma repercussão velada e secreta sobre uma suposta trapaça nos jogos feita por Snow e Lucy ao influencia-la a levar veneno de rato para dentro da arena, o que levou a um  plottwist  no jogo o que proporcionou  a vitória final ao  seu tributo.

 A capital decidiu que seria melhor  que Coriolanus trabalha-se como pacificador no distrito doze,  e assim, Snow reencontrou Lucy levando ao início de um romance.

https://br.pinterest.com/pin/53621051806991486/

 Apesar das mudança provocadas  pelo romance, Snow via-se em dilema entre ficar no distrito doze ou voltar para  a capital, desejo esse mantido pelo seu lado elitista, ditatorial e egoísta. Após participação indireta em eventos que viriam a colapsar a causa rebelde e  em  uma tentativa de fuga diante dos acontecimentos,  Snow retorna à capital por decisão de dra. Gaul, idealizadora dos jogos, visando propósitos maiores para Snow, além de sua compreensão.

A busca pelo poder  e Ascenção da família Snow após a guerra fez Coriolanus carregar um grande peso nas costas, peso esse que atenuou seu caráter questionável,  alimentado uma mente sórdida e egoísta, visando somente a melhoria de vida para sua família. A história como um todo é uma crítica social baseada nas desigualdade quando se refere a falta de condições básicas de sobrevivência nos distritos, enquanto a capital usufruía de todo o lucro da produções dos distritos, esbanjando luxo e regalias para a sua elite. Problema esse proveniente  da divisão das classes sociais e de um sistema capitalista, não muito distante da nossa realidade

https://br.pinterest.com/pin/27725353949340531/
Mirele Paz
Mirele Paz
Artigos: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *