Na atmosfera característica da internet, a palavra “fandom” é conhecida por mediar conteúdos de utilidade pública dentro de um contexto informal e agradável onde informação pode ser mais facilmente absorvida por seus usuários.
Fandom (do inglês, domínio do fã) define um grupo de pessoas que tem um interesse específico em comum, que pode ir desde um livro até uma banda pouco conhecida. Esse grupo de pessoas e todos os assuntos dentro desse círculo específico de interesse comum formarão o fandom. Seu espaço de interação será majoritariamente a internet, com maior em redes sociais.
Não há muito tempo com a explosão das redes sociais iniciou-se a divulgação feita pelo fandom. Os fãs nas redes sociais procuravam encontrar mais pessoas perto de si que gostassem de seu ponto de idolatria, portanto era comum que em suas redes sociais fossem encontradas informações aleatórias sobre aquele livro específico, uma música de sua banda preferida, o trailer com aquele tal artista e etc.
O alvoroço de deixar público em redes sociais o grande interesse em tal assunto acaba promovendo-o de tal maneira que sua popularidade sobe e mais material é produzido em um período curto de tempo. Tanto material que fica difícil todos os fãs de tal assunto o acompanharem sem ajuda. Daí aparece uma nova ideia para ajudar os fãs a acompanharem o trabalho do ídolo: contas para atualizações.
O Portal One Direction é uma conta de updates na plataforma Twitter que transmite informações da banda britânica One Direction 24 horas sem remuneração. Ela conta com 7 mil inscritos e se comparada a outras contas de atualizações da banda feita por fãs é de pequeno porte.
Os portais de atualização de artistas e programas de entretenimento começam a tarefa de lealmente manter-se em alerta para cada atividade que o ídolo faz com o intuito de repassar para os outros fãs esperando apenas que aquele trabalho nunca pare de prosperar, no entanto, apenas atualizar fãs sobre o próximo projeto de seu ídolo faz com que a divulgação sobre ele torne-se cada vez mais preguiçosa.
Nesse período surge a tentativa de tornar conjunto tanto a tarefa de atualizar quanto a tarefa de ajudar e nasce assim atividades como subir tags para assuntos do momento em redes sociais, mensagens de humor (memes) para divulgar o cotidiano do fandom e do trabalho, e métodos para repassar a mesma mensagem além de textos informativos.
Começa então a era de escrever histórias sobre seu ídolo, porém com enredos diferentes em que o próprio fã poderia se colocar como amigue, namorade, prime ou qualquer outro relacionamento próximo com seu ídolo. As primeiras histórias começam com fundamentações rasas onde o ponto importante era que fã e ídolo ficassem juntos no final dentro de um contexto privilegiado, mas com o novo ápice do feminismo e de outros movimentos que buscam igualdade para as minorias, essas tramas apelidadas de fanfiction (do inglês, ficção de fã) começam a entrelaçar em seu desenvolvimento questões sociais como abuso, preconceito, racismo, homofobia, anorexia, diversidade religiosa e sexual, política e releitura de clássicos.
Essas tramas começam a veicular não apenas uma forma de divulgação de ídolos, mas também produção e divulgação de problemáticas sociais. Algumas dessas tramas, por conter um grande impacto, acabam se tornando até mesmo livros publicados.
Precious é uma obra criada por um fã da banda britânica One Direction, seu user é vixenroscoe. Essa história contém uma visão pessoal e próxima sobre a descoberta de identidade de gênero e orientação sexual de um grupo de amigos unidos para ajudar Hazza, uma adolescente trans, a assumir e lutar pela seus direitos como pessoa trans numa vida repleta de traumas passados em tenra idade.
Uma vez que fanfiction e contas de updates e de humor dentro do fandom não só chamavam atenção para seus ídolos, mas também interessavam outras pessoas que eram fãs em potenciais, a onda de vídeos e youtubers começa a explodir ao redor de mundo e muitos fandoms começam a expandir-se para essa plataformas.
Apesar de nessa época canais com vídeos de temas aleatórios do cotidiano fazerem sucesso, com a chegada de fandoms, o YouTube começa a receber uma grande quantidade de metadados de nichos específicos que começam a ser nomeados através da junção do nome do fandom com a palavra “Tube“. Como, por exemplo, o fandom de livros/leitores que ao criar seu nicho na plataforma recebe o nome de “BookTube” onde seu conteúdo é voltado para resenhas e indicações de livros; ou o fandom de Harry Potter (PotterTube) onde o foco é explorar mais do universo do bruxo mais famoso do mundo.
Em fandoms de música o foco é, além de atualizações divertidas sobre seu ídolo, covers, dicas de show, filmagens de show completo, paródias, quizzes e tudo e todo o tipo de inovação de conteúdo que se pode produzir em cima da relação com seu ídolo!
LarryIsMyHome é um canal do YouTube brasileiro que conta com mais de 29 mil inscritos e com cerca de 3.500.000 visualizações. Seu conteúdo é baseado no shipp (casal) Larry Stylinson composto por dois membros da banda One Direction, esse conteúdo vai desde edições de vídeo humorísticas combinando áudios de youtubers brasileiros com imagens de entrevistas dos rapazes até traduções de outras edições de vídeo ao redor do mundo. Esse canal ficou conhecido por traduzir os vídeos em inglês do canal freddieismyqueen que possui cerca de 450 mil inscritos. Ambos possuem números astronômicos comparados a crítica de pertencerem a "assuntos rasos".
Os domínios de fãs (fandom) migram pelas plataformas online com o intuito de expandir-se e divulgar o assunto de seu interesse sem ter total conhecimento de toda a produção e impacto cultural que propaga na sociedade 24 horas sem intervalos.
Para maiores informações, acesse os hiperlinks no texto!