5 lugares para conhecer a cultura do Maranhão

Que tal um passeio pela ruas do centro histórico de São Luís e de quebra pela história do Maranhão, além de lindos cenários para aquelas fotos conceituais do Instagram? Neste post você terá dicas de lugares que contam um pouquinho da cultura local,  sendo você made in Ilha do Amor ou não ;).

Única cidade brasileira fundada por franceses, a capital maranhense apresenta elementos de diferentes culturas como a indígena, portuguesa, francesa e africana, essa diversidade é tão marcante e única que seu centro histórico foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO no ano de 1997.

Antes de começar nosso passeio, vale lembrar que todos os locais citados possuem a entrada gratuita e são bem próximos podendo o passeio ser feito tranquilamente (se o sol deixar) a pé. Então coloque uma roupa confortável, prepare sua câmera, treine suas poses e vamos lá!

CASA DO MARANHÃO

Fonte: arquivo pessoal.

Localizada em frente ao Cais da Sagração em um casarão em estilo neoclássico do século XIX, é o ponto de partida para conhecer a história de São Luís, do  Maranhão e do Brasil. Possui um acervo riquíssimo, que mostra desde itens utilizados nos interiores do Estado, como cerâmicas, ferramentas artesanais até elementos presentes nas festas tradicionais da região, dentre elas o Bumba-meu-boi.

Endereço: Rua do Trapiche, s./n. – Praia Grande – São Luís/MA

Telefone: (98) 3232-6406/3232-6774

Visitação: Terça a sábado, das 9h às 18h/ Domingo, das 9h às 13h30.

Sitehttp://www.sectur.ma.gov.br/casa-do-maranhao/#.XZDzyEZKjIU

CASA DO TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO

Fonte: arquivo pessoal.

Centro de Referência da manifestação popular maranhense, possui acervo permanente que apresenta o Tambor de Crioula que desde 2007 é considerado pelo IPHAN, patrimônio cultural imaterial brasileiro.  Além do acervo que mostra vestimentas, esculturas e bebidas que remetem a esta manifestação cultural, possui em suas instalações espaço audiovisual, um centro de pesquisa de documentação de manifestações africanas e um estúdio de gravação de CDs, oferecendo também atividades culturais como oficinas, artesanato entre outros.

Endereço: Rua da Estrela, 309, bairro da Praia Grande, em São Luís, no Centro Histórico.

Exposição Permanente

Visitação: Terça à Sábado 9h às 18h, Domingo 9h às 13h

Atividades Culturais

Segunda à Sexta: 14h 00 – 18h 00

Sitehttp://www.sectur.ma.gov.br/casa-do-tambor-de-crioula-do-maranhao/#.XZD480ZKjIU

MUSEU DO REGGAE

Arquivo pessoal.

São Luís é conhecida como Jamaica Brasileira, devido a  presença marcante do ritmo em terras ludovicenses. O museu em homenagem a este ritmo musical conta com um acervo que inclui fotos, discos e representações de clubes que contam a história do reggae no Maranhão, além disso presta homenagens a grandes artistas nacionais e internacionais.

Endereço:  Rua da Estrela, centro histórico de São Luís,

Visitação: de terça a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 13h.

Site:http://www.sectur.ma.gov.br/museu-do-reggae-do-maranhao/#.XZD7C0ZKjIU

MUSEU DA GASTRONOMIA

Fonte: arquivo pessoal.

O mais recente museu ludovicense, possui como proposta um passeio pelos sabores da região. Conta com um acervo que conta a história da culinária maranhense e sua diversidade, que vai desde o arroz de cuxá até frutas como buriti, cupuaçu e juçara (ou açaí dependendo da região). Oferece também cursos de capacitação na área de gastronomia.

Visitação: segunda à sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h

(Observação: não possui registro no site da Secretaria de Turismo, que feio!)

BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE

Fonte: arquivo pessoal.

Você deve estar se perguntando o que a Biblioteca está fazendo no meio de tantos museus, e vou te responder. Depois da reforma das praças Panteon a Biblioteca acabou virando um local visita de turistas, principalmente por sua imponência no meio de bustos de figuras importantes da história maranhense em geral e pela vista que seu mirante possui (você pode dar uma espiadinha como é clicando aqui). Mas não é só isso que torna a biblioteca atraente, seu acervo com diversos documentos importantes, desde obras raras e jornais maranhenses que datam do período da independência de nosso país. Além disso possui uma biblioteca para as crianças e para deficientes visuais também, além de programações culturais variadas.

Endereço: Praça do Panteon – Centro São Luís – MA

Telefone: (98) 3232-7683/ (98) 3232-9151

Visitação: segunda a sexta feira, no horário das 08:30 às 19:00h.

Site:http://www.cultura.ma.gov.br/bpbl/index.php?page=biblioteca

Espero que aproveitem do passeio e aproveitem para explorar outros lugares que não foram citados aqui mas que não são menos importantes por isso, como o Palácio dos Leões, o Museu de Arte Sacra, dentre tantos outros espaços que a cidade oferece para o público em geral.

Hortência Nicácio

3 comentários

1. Pra quem tá procurando um rolê cultural e histórico, tuas indicações foram mais que necessárias, vou divulgar pra galera!!!

2. Eu amei, sempre procurando informações assim bem simples e completas para um passeio cultural. Valeu *———*