A Deusa Durga: um pouco da Mitologia Oriental

Em um planeta tão diversificado e complexo, conhecer mais da cultura, do pensamento e da mitologia de outros povos, é uma dádiva que amplia a nossa compreensão do mundo e faz expandir o nosso intelecto.

Na cultura oriental, a Mitologia  Indiana ou Mitologia Hindu é considerada uma das mitologias mais antigas do mundo, a qual abrange deuses, semi-deuses, anjos, demônios e vampiros.

Representando os aspectos femininos da existência humana, Durga, é uma das figuras mais importantes da Mitologia Hindu. Ela é considerada a mãe do Universo, representando a força que gera e concretiza a vontade divina e manifesta todas as formas pelas quais a vida se expressa.

A palavra “Durga”, em sânscrito, é traduzida como um forte ou local que é difícil de cair. Por esta razão, Durga é sempre venerada como Deusa da Proteção. Os Hindus acreditam que a Deusa Durga protege seus devotos do mal e da miséria do mundo.

O  mito da criação da grande deusa Durga, nasce da união de forças e de desideratos dos outros deuses, símbolo de integração, força e virtude. É uma das deusas mais poderosas e importantes do Hinduísmo. A Grande Deusa foi criada pelos poderes de Brahmá, Vishnu e Shiva, junto com os devas, ou deuses menores. Ela encarna a totalidade dos poderes divinos, nossas virtudes e força interior, para combater e aniquilar o búfalo-demônio, Mahishasura, que representa o egoísmo e a ignorância. É por isso que Durga-Kali é igualmente chamada Mahishasuramardini, ou a matadora de Mahishasura.

A Deusa Durga carrega em suas mãos diversos objetos que foram dados a ela pelos Deuses durante a batalha contra Mahishasura.  Os acessórios usados por Durga também foram presentes dos Deuses.

Fonte: Google

Ela aparece com muitas faces e muitos nomes em várias ocorrências de sua mitologia, sendo representada normalmente como uma bela mulher com dois ou três olhos e seis, oito ou dez braços, segurando uma arma divina em cada mão, sempre acompanhada de um leão ou tigre. A deusa Durga é conhecida por 108 nomes diferentes de acordo com a qualidade que ela possui.

Fonte: Google

A importância da deusa Durga é tanta que existe um festival anual em Bengal para homenageá-la, que dura nove dias. Em outras partes da Índia, esse festival também é comemorado, para lembrar os dez dias que antecederam a maior vitória de Durga. Ela tem profundas raízes religiosas e espirituais.

Imagem de Manjit Singh Hoonjan

Na literatura, as obras da ” Saga do Tigre” de autoria da escritora Collen Houck, narra uma história que tem como cenário a Índia e explora fundo cada detalhe da cultura indiana. Em sinopse, conta a história de Dhiren e Kishan, dois irmãos e príncipes indianos que foram amaldiçoados há 350 anos atrás a viverem na condição de tigres a maior parte de seu tempo, tendo apenas 24 minutos de humanidade a cada 24 horas, porém ao encontrarem a órfã americana Kelsey Hayes, algo muda e a esperança de viver como homens outra vez ressurge. Essa garota é a escolhida e protegida da deusa Durga e a única que pode libertar os tigres dessa maldição. Nos livros ambas manifestações da Deusa Durga são citadas, a deusa guerreira Anamika que destrói o demônio Mahishasura. E a amante, deusa da família, Parvati, que viveu um triângulo amoroso. Durga irá aparecer em todos os livros da “Saga do Tigre”, onde a misteriosa deusa será desvendada aos poucos.

Para uma melhor compreensão da Mitologia Hindu, segue algumas obras sobre:

Katia Santos

6 comentários

1. Legal! Sugiro também a leitura de Mitos e símbolos na arte e civilização da Índia, de Heinrich Zimmer

2. E com grande honra e satisfação que envio meus rogos de amor, felicidade e proteção dessa divindade tão reverenciada.