Takopii no Genzai: o mangá com uma narrativa delicada e cruel.

Nesse post venho falar sobre uma obra que me arrepiou por completo. O mangá se chama Takopii no genzai, ou em português, O pecado original de Takopii. O autor é Taizan 5, e trata sobre a brutalidade do bullying e como esse fato esmagador afeta na vida de três crianças.

Sinopse

A obra é um drama com ficção-científica na sua essência, envolvendo três famílias. Ela inicia quando o alienígena: Takopii conhece uma menina que não ri, chamada: Shizuka, e tenta fazer de tudo para ela ficar feliz. O alienígena veio de um planeta feliz e chega na terra para espalhar felicidade, no decorrer do mangá, o alienígena conta sua jornada até a terra, o que explica muito sobre sua pureza e como ele lida com as coisas da vida dos personagens.

História

A história começa com o Takopii (nome verdadeiro nuu-anu-kf) ao conhecer Shizuka, que lhe dá o nome por se parecer com um polvo (tako em japonês) e por dizer frequentemente “pi”. Takopi é um “happian”(feliciano), um alienígena de um planeta “feliz” que decidiu partir numa viagem para espalhar a felicidade, para isso conta com uma série de engenhocas que pode usar e tentar fazer os outros felizes, a começar por Shizuka, pois nunca a vê a sorrir, mas o que iremos aprender sobre ela com a determinação de Takopi em fazê-la sorrir?

Takopii tem engenhocas aparentemente inúteis, como uma fita que pode esticar infinitamente ou uma caneta que chora como um gato, bem como anéis que lhe permitem voar, câmaras e ferramentas que permitem a Takopii mudar a sua forma – mas Shizuka não está interessada em nada disso, pois “não vão conseguir mudar nada”.

https://mangahosted.com/manga/takopii-no-genzai-mh17135/1#11

É evidente desde o início que Shizuka é alvo de bullying e que a sua única fonte de felicidade é Chappy : o seu cão e companheiro fiel, que lhe foi dado pelo pai por ter desaparecido da sua vida, enquanto a mãe trabalha como acompanhante e não é vista em casa durante o dia.

https://mangahosted.com/manga/takopii-no-genzai-mh17135/1#23

Com todo o bullying e negligência que sofre dia após dia, será que o ingénuo mas bem intencionado Takopi conseguirá fazê-la feliz?

https://mangahosted.com/manga/takopii-no-genzai-mh17135/1#30

Em uma das cenas, Shizuka aparece toda machucada e takopii pergunta por que o rosto dela estava diferente, porventura, Shizuka mente dizendo que tinha brigado com os “amigos”. E mais uma vez vemos aqui a violência sofrida por Shizuka.

Pensamentos

Takopii no Genzai é praticamente um manga sobre abuso psicológico e o efeito que ele tem na vida de cada uma das crianças, ele retrata três histórias sendo a primeira a Shizuka ( a vítima de bullying) além do próprio ciclo de ódio, isso sendo visto da perspectiva de um alienígena que não entende os costumes humanos. Temos a Suzuka que é a menina filha de pais divorciados cuja mãe trabalha em um kabakura, a Marica, a menina que praticava bullying com Shizuka. e o Azuma um menino que vive na sombra do irmão e luta pelo afeto da mãe. A vida da Shizuka é infeliz porque ela acha que a mãe não a ama e por que ela sofre bullying da Marica, a Marica pratica o bullying por que sua família está desmoronando e ela não sabia onde direcionar a raiva e acabou descontado tudo na filha da mulher que para ela estava roubando seu pai da sua casa, ela via nisso a solução dos seus problemas, por que era o máximo que ela conseguia fazer, a mãe da Shizuka trabalha no Kabakura devido ao divorcio, não tá muito bem detalhado, mas isso já é um bom exemplo do problema dos adultos influenciando o comportamento das crianças, no final nenhuma delas processava bem oque estava acontecendo. Já o Azuma sofria uma pressão mais direta por parte da mãe, a ânsia pela excelência fez com que ele insegura que busca por validação.

No final do manga Takopii volta muitas vezes para salvar Shizuka de se matar e acaba envolvendo Azuma e Marica e depois de tanto ódio, na ultima tentativa de voltar no tempo para salvar os três acaba morrendo, mas deixa no final uma mensagem única que transmite leveza de como eles podem superar isso:

falar traz a felicidade

takopii
raquel2.0
raquel2.0
Artigos: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *