O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado muito importante para o ingresso de estudantes no ensino superior público e privado no Brasil. Nesse sentido, é interessante conhecer a história desta prova que aterroriza muitas pessoas. Vamos lá!
O ENEM, desenvolvido em 1988, tinha o intuito de avaliar os desempenho dos discentes do ensino médio. Dessa maneira, ressalta-se que as notas adquiridas nesse exame era somente um processo de avaliação que o Ministério da Educação (MEC) tinha para monitorar a qualidade do ensino no Brasil.
Fica evidente que ocorreram diversas mudanças no decorrer dos anos para então, no ano de 2004, os alunos adquirirem a possibilidade da entrada para o curso superior privado por meio de bolsas integrais e parciais, através do programa Universidade para Todos (ProUni).
Ademais, é fundamental ressaltar que no ano de 2009 o Enem passa a ser o principal responsável no ingresso de estudantes ao ensino público, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que visava democratizar o acesso à esses espaços. Assim, a cada ano foi atualizando e sendo moldado da forma que é atualmente, sabia disso?
Então o enem foi alterando o seu formato para melhor atender os seus alunos e tornando-se muito importante para realização dos sonhos pessoais, profissionais e sociais deles. Deste modo, é criado em 2015 mais um benefício para a concretização desses anseios denominado Fundo Financiamento Estudantil (Fies) que consiste em financiar os estudos dos discentes em faculdades privadas que estão vinculadas ao programa. Que legal, não é mesmo?
Portanto, é evidente que o Enem é essencial para a democratização do acesso à educação superior, promovendo a inclusão de todos em um espaço de extrema importância para a sociedade.
https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/fatos-marcantes-da-historia-do-enem/