Dica de Leitura: A Biblioteca Invisível

Fonte: Autora

Escrito pela autora Genevieve Cogman, a Biblioteca Invisível conta a história de um universo com milhares de realidades diferentes, e existe uma instituição muito importante denominada de “A Biblioteca”, ela fica entre esses multiversos e tem a capacidade de abrir portas para qualquer um desses mundos. A função dela é salvaguardar os livros desses lugares, e os Bibliotecários são os responsáveis por viajar através desses vários mundos e buscar livros e manuscritos que são considerados raros. O resgate deses exemplares também tem o objetivo de fortalecer a ligação da Biblioteca com seus respectivos universos.

Na Biblioteca o tempo não passa da mesma forma que no lado de fora, os Bibliotecários que lá trabalham não envelhecem e podem ficar lá pelo tempo que desejarem, e quando estes decidem se aposentar escolhem uma realidade em que querem viver, e então o ciclo normal da vida se cumpre, e ele começa a envelhecer.

Outra característica interessante sobre os Bibliotecários dessa Biblioteca é que todos eles recebem uma espécie de tatuagem nas costas (no livro não fica claro como ela é), que faz com que eles fiquem protegidos dos perigos que possam encontrar em suas missões, pois muitos desses lugares há sistemas de magia perigosíssimas, tecnologia extremamente avançada, e criaturas como dragões, feéricos, vampiros, etc. E há também outra forma de se proteger, eles chamam de “A Linguagem” que é basicamente um vocabulário específico, onde é possível através da palavra, ordenar que coisas façam o que elas foram feitas para fazer. Parece inútil mas na prática funciona bem.

A Bibliotecária Irene é a protagonista, e no livro é possível vermos ela em ação tentando resgatar um importante livro com a ajuda de seu aprendiz. Ao chegarem em uma Londres alternativa dominada pelo caos, ou seja, quando existe magia e tecnologia operando juntos, descobrem que o livro que procuram foi roubado, e que mais pessoas estão a procura do mesmo. Inicia-se uma corrida muito perigosa, eles precisam investigar e descobrir com quem está esse livro. Nos é apresentado um temido vilão, junto com inúmeras criaturas mágicas, dispostas a atrapalhar a missão de Irene.

Ela era uma Bibliotecária, e a parte mais profunda e fundamental de sua vida envolvia um amor por livros. No momento só queria mesmo se isolar do resto do mundo e não ter nenhuma preocupação, exceto com a próxima página do que estivesse lendo.

A biblioteca Invisível

A história toda é um suco de fantasia e suspense/romance policial, numa vibe bem Sherlock Holmes. A escrita da autora é fácil, o que nos permite devorar o livro sem nos darmos conta, os personagens são muito bem delineados e interessantes.

As portas da Biblioteca Invisível estão abertas, entre e descubra se a Bibliotecária Irene irá conseguir resgatar o livro e levá-lo em segurança para a Biblioteca.

Quem aí gostaria de trabalhar nessa Biblioteca? Aquele medo de morrer antes de ler todos os livros não existiria!

Raylane Abreu
Últimos posts por Raylane Abreu (exibir todos)
Raylane Abreu

Graduanda em Bibliotecomomia pela Universidade Federal do Maranhção (UFMA).