A Casa dos Muitos caminhos é um livro de Diana Wynne Jones publicado em 2008. A história se passa no mesmo mundos que O Castelo Animado e O Castelo no Ar.
Fonte: https://leitordossonhos.com/2021/08/28/resenha-a-casa-dos-muitos-caminhos-diana-wynne-jones/
Em A Casa dos Muitos Caminhos encontramos a grande protagonista Charmain Baker que é uma menina amante de livros e vive com a cara afundada neles, e possui o grande sonho de trabalhar na Biblioteca Real. Mas um dia Charmain é levada por sua tia para cuidar da casa do tio-avô William Norland, um mago que está doente e precisa se retirar por um tempo a fim de se tratar.
Como a menina leva uma vida boa e sem muitas preocupações, somente lendo, a tia lhe questiona se conseguirá cuidar da casa, e também se Charmain sabe magia. Sua mãe, a senhora Baker “não achava que a magia fosse algo distinto”, por isso a menina nunca aprendeu nada.
Na casa, Charmain descobre que o tio deixou muitas mensagens, se ela não soubesse como fazer algo, era só perguntar alto que ele responderia. Descobre também que a casa não é comum, ela realmente tem muitos caminhos. No início, se entrar por uma porta irá aparecer em outro lugar completamente distinto, pode parecer meio difícil, mas depois a menina acaba por se acostumar com a casa.
De repente chega Peter, um menino que diz ter ido aprender magia com o velho mago William, mas, mesmo ele não estando, o garoto acaba decidindo por ficar na casa e aguardar sua volta e ele resolve ajudar Charmain nas complicadas tarefas do dia a dia, mas a menina por vezes não reconhece o apoio do jovem.
A Casa dos Muitos Caminhos mostra o início de uma amizade improvável, a paciência que se precisa ter para conseguir conviver, pois precisamos abrir mão de certas atitudes que estamos acostumados e saber dividir e aprender com os outros.
- A Casa dos Muitos Caminhos – Diana Wynne Jones - 15/11/2022