Serviços Oferecidos Pela Biblioteca Pública Benedito Leite

Fonte: Rede macuco

Localizada na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, a Biblioteca Pública Benedito leite oferece à comunidade acesso facilitado ao seu acervo, que é composto por obras especiais, obras nacionais e estrangeiras. Disponibiliza serviços de acessibilidade, áreas de leituras e auditório para realização de eventos.

No 1° piso dessa imponente instituição dispõe o setor de referência onde as obras de autores maranhenses, livro sobre o Maranhão e etc., ficam exteriorizadas. O acesso a essas obras pode ser solicitado caso você tenha cadastro na instituição, que é realizado de forma rápida pelo atendente da área de referência. Após ser registrado você pode solicitar e fazer a leitura do material na instituição ou em domicílio, podendo, ficar em posse do livro por 8 dias corridos, caso necessário, você pode prolongar para mais 8 dias esse prazo, sendo capaz de fazer isso duas vezes e caso não entregue a obra dentro do prazo estabelecido, você fica sujeito a uma multa de 0,50 centavos por dia.

O acervo de obras raras e materiais especiais fica no 2° piso e seu uso só pode ser feito estritamente dentro da instituição e seu manuseio é realizado apenas com a utilização de luvas que ficam por conta do usuário. No subsolo do prédio funcionam os serviços de preservação de direitos autorais de músicas, desenhos e obras literárias de artistas maranhenses, esse serviço é uma parceria com a Biblioteca Nacional e pode ser requisitado ao se pagar uma taxa. Nessa área também ocorre o registro das obras que chegam na biblioteca (a maioria por doação) e de lá vão direto para seus respectivos espaços nas estantes.

No prédio anexo à Biblioteca Pública Benedito Leite, fica localizado a Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa que oferece eventos e serviços especificamente para crianças e adolescentes de 05 a 16 anos de idade. O acervo é composto por obras clássicas como Branca de Neve e os Sete Anões e obras contemporâneas como a saga Harry Potter e Percy Jackson e os olimpianos, essas obras podem ser lidas na biblioteca ou em domicílio por meio de empréstimo. Nesse âmbito também podemos acessar a parte de acessibilidade, especificamente o acesso a leitura em braile, que conta com materiais como obras clássicas maranhenses totalmente em braile, áudio books, lupas, jogos adaptados e outros diversos materiais que visam a inclusão.

A biblioteca Pública Benedito Leite tem como principal objetivo promover o acesso à leitura e a cultura de forma democrática, e se firmar como um espaço de consolidação dos mesmos. Deste modo, através dessa estrutura e serviços visam a sociabilidade da comunidade, acesso as obras e que todas as pessoas tenham a oportunidade de ter aproximação à leitura e possam usufruir desse benefício público.

Izaura