Biblioteca Pública Benedito Leite promoverá Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses

Fomentar a produção bibliográfica de autores maranhenses é uma necessidade imprescindível para o Estado e para a sua sociedade. Por isso, a Secretaria de Estado da Cultura, através da Biblioteca Pública Benedito Leite, anuncia a 12° edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses, que tem por intuito auxiliar a publicação de obras literárias escritas por nativos do Maranhão, bem como solidificar o acervo da biblioteca. Outro objetivo do projeto é enfatizar a pertinência do livro e da leitura, ambos capazes de mudar realidades e causar transformações.

Em função da pandemia, em 2020 o evento não pôde ser realizado, entretanto, em 2021 o projeto lançou 26 obras em parceria com a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes de Itapecuru-Mirim, lugar onde aconteceu uma de suas últimas edições. O número é um reflexo da riqueza intelectual dos autores maranhenses, mostrando que a oportunidade de um lançamento de seus escritos como esta que a Secretaria de Estado da Cultura e a Biblioteca Pública Benedito Leite estão possibilitando é bem-vinda.

Incentivar o registro de tais obras significa contribuir para a preservação da memória cultural maranhense, como também dar reconhecimento aos escritores e às escritoras que o Maranhão possui. Ademais, esta ação é o ponto inicial da descoberta de novos autores que podem vir a surgir e a prosperar.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

O evento ocorrerá no dia 25 de novembro, nos jardins da biblioteca, localizada na Praça Deodoro. As inscrições deverão ser feitas por envio de mensagem ao email da instituição informacaoutilitaria.bpbl@gmail.com ou de forma presencial na Biblioteca Pública Benedito Leite. Além disso, os participantes devem levar uma mini biografia sua, uma foto da capa e um resumo da obra que pretendem lançar. O prazo para inscrições se encerra no dia 18 de novembro.