A importância da Arquivologia para o armazenamento de documentos

O arquivo de uma instituição (museu, biblioteca, igreja,empresa, família etc.), funciona como guardião dos documentos ali presentes, estes por sua vez repletos de informações registradas. No passado, as informações eram guardadas em tabletes de argila (Mesopotâmia), papiros (Egito), pergaminhos (Pérgamo), cascos de tartaruga (china), pedras, madeiras, pinturas sobre muros (mesoamérica), e na tradição oral (África), muito embora, difere dos outros métodos utilizados na preservação da informação, é muito usado na preservação da memória do seu povo. Esse método é conhecido como cantante. É narradas as epopeias de grandes heróis africanos; esse método é passado de geração para geração.Com a invasão árabe no ocidente, principalmente na conquista da Espanha (711-788), trouxe consigo a técnica da produção do papel, que se difundiu por toda Europa, Graças a invenção da imprensa por Gutemberg, séc. XV, que provocou assim, uma grande aceleração na produção de livros e consequentemente, uma gigantesca desorganização documental. Com isso, no final do séc. XVIII, surge como uma nova ciência, a Arquivologia. Desde a sua criação até os dias atuais, arquivologia tem como finalidades básicas de guardar e preservar os documentos ordenadamente para fins futuros.Com a chegada da tecnologia da informação no final do séc. XX, houve um “Boom” informacional, graças ao poder de instantaneidade da informática, que demandou mudanças radicais de suportes( meio pelo qual a informação é registrada), para lidar com o excesso de informação. Com o caminhar da história, os suportes documentais têm sofrido diversas mutações: tablete, papiro, pergaminho, casco de tartaruga, pedras, cerâmica, muro, madeira, marfim, papel, disquete, CD, DVD, LP, fita VHS, Pen Drive, etc. Enfim, com o advento da era da informação, com todo esse acúmulo de informação documental, a Arquivologia, “prima-irmã” da Biblioteconomia, tem se deparado com o grande aporte de informação, que por sua vez, é armazenada em vários tipos de suportes cada vez mais sofisticados e inovadores. Portanto, fica uma pergunta. Como guardar, preservar, ordenar os documentos de informação adequadamente para fins futuros?

gildean passinho