A importância da biblioteca para os registros de filmes

Nossa sociedade é formada de inúmeras formas de linguagem, a oral, a escrita, a musical, a cinematográfica dentre muitas outras que são valorizadas, a partir dos suportes em que transmitem ideias e mensagens que nos fazem questionar o mundo a nossa volta. E a cada dia somos expostos às novas tecnologias que se sobressaem umas às outras e com o tempo acabam sendo esquecidas.

Como é o caso dos filmes em formato DVD que estão sendo deixados de lado, pelo surgimento das plataformas de “streaming”. Não que a evolução dos filmes para esses novos formatos seja algo ruim, mas deve-se considerar, que estas plataformas estão sempre renovando seus catálogos de filmes ou deixando de lado, filmes que não tem apelo comercial, mesmo tendo certa importância cultural, o que gera o risco de tais filmes acabarem por serem esquecidos de vez tanto em suporte físico como online.

E aonde entra a importância da biblioteca nisso? Um dos papéis principais que a biblioteca representa é a de preservar e disseminar a memória, e a linguagem cinematográfica, que pode nos transmitir diversas categorias de informações através de filmes, sejam eles de ficção ou um documentário, visto que estes também são considerados registros fazem parte da nossa memória. E a solução para que não ocorra o risco do desaparecimento total de filmes importantes, deveria ser a mesma que é destinada aos livros que não tem muito apelo comercial, mas possuem importância cultura: AS BIBLIOTECAS.

Porém, infelizmente são poucas as bibliotecas no Brasil que se interessam em ter em seus acervos filmes, em parte por existir certo preconceito por parte das próprias em não enxergarem os filmes como documentos ou só acharem relevantes aqueles com conteúdo que complementem no conhecimento. Quando é justamente o contrário, os filmes em formato DVD fazem parte da nossa memória e não devem ser relegados a setores audiovisuais, mas devem ser tratados como qualquer material impresso que nos forneça informação e o bibliotecário que não compreende a importância dos diversos formatos de informação está privando seus usuários de ter contato com outras linguagens talvez até mais atrativas.

mariahf