A definição de Acessibilidade na NBR 9050 (2015), é que esta seria a possibilidade de dar condições de alcance, percepção e entendimento a todas as pessoas com deficiência a todos os locais públicos.
As bibliotecas também devem seguir a todas as especificações da NBR 9050 para que atenda a todos os perfis de usuários. A estrutura deve ser pensada com Rampas e corredores com larguras de no mínimo 0,90 m, os mobiliários devem ter altura adequada para que estes possam ter acesso como por exemplo: o balcão de consulta, deve ter uma altura que possibilite o cadeirante possa se apoiar e visualizar o atendente e 5% das mesas devem ser acessíveis com largura mínima de 0,90 m e altura entre 0,75 m e 0,85 m do piso acabado, assegurando-se largura livre mínima sob a superfície de 0,80 m.
As bibliotecas devem possuir materiais audiovisuais, publicações em texto digital e material de apoio, assim como materiais em baile. As sinalizações nesses locais também devem estar nas formas de sonora, visual, braile e tátil para que sejam atendidos a todas as pessoas com algum tipo de deficiência.
É dentro desta perspectiva, do desenho para todos, que se considera hoje a acessibilidade, lembrando que a iniciativa não é a de criar espaços e ambiente separados para o uso exclusivo das pessoas portadoras de deficiências, o que seria uma forma de exclusão social, e sim de pensar em ambientes que possam incluir a todos, e que essas pessoas se sintam inclusas nesse local.