Bibliotecas, por que não um ambiente prazeroso?

A palavra “biblioteca” tem sua origem do grego biblíon que significa (livro) e teke que significa (caixa, depósito), portanto um depósito de livros segundo (HOUAISS, 2001). O conceito de biblioteca sempre foi muito ligado ao conceito de livros, “somente livros e tão somente livros”, nas quais poucas pessoas podiam frequenta-las. No passado, as bibliotecas repletas de livros grandes e pesados eram gerenciadas por monges e frequentadas por membros que faziam parte da Igreja. Com o passar do tempo, chegando até aos dias de hoje, essa característica de acesso limitado, felizmente passou a ter uma nova concepção de biblioteca, provedora de informação em diferentes formatos, podendo ser acessada por qualquer pessoa em qualquer lugar.
Diante desse novo cenário, a inovação aparece como elemento fundamental na administração da biblioteca e deve ser compreendida como um fator de luta e resistência. E neste novo panorama o ambiente da biblioteca precisa estar preparado para mudanças de origem tecnológica e também as novas necessidades no relacionamento com os seus usuários. As tecnologias de informação criaram novos hábitos no comportamento informacional dos usuários, necessidades estas que fazem com que o usuário tenha acesso à informação mesmo que não esteja em uma biblioteca. Então, por que não criar um ambiente que forneça um agradável bem estar, e também um lugar de lazer para a leitura e entretenimento?
Baseado nesse intuito, a biblioteca pública de São Paulo esta concorrendo ao titulo de melhor biblioteca do mundo, junto com outras instituições. E quem mais ganha com isso é o leitor, ou seja, o usuário que tem ao seu alcance uma fonte rica de conhecimento e ao mesmo tempo um ambiente que lhe promova um entretenimento, tornando a leitura algo muito mais alegre e prazeroso. E na sua administração a biblioteca também tem o cuidado de fazer as suas demandas de acordo com as solicitações do seu publico, ou seja, ela tenta inovar na formação do seu acervo de livros. Em vez de fazer grandes compras anuais, como é comum, ela adquire novos títulos semanalmente, alguns destes por própria sugestão do usuário.
Então, isso faz toda a diferença quando se trata de oferecer um ambiente agradável e com um acervo disponível de maneira que agrade a todos, inclusive aos mais jovens, pois promove o incentivo a leitura desde cedo, tornando-os futuros leitores e frequentadores das bibliotecas.

Rosângela santos

Um comentário