Adaptações das bibliotecas frente à pandemia e que mudanças devem ser apreendidas para o futuro

Fonte:Minha Biblioteca

O risco potencial da COVID-19 à saúde humana e seu rápido poder de infecção, tornou necessária a adoção de medidas de distanciamento social e outras prevenções, nesse cenário a biblioteca teve que se adaptar para manter o funcionamento de seus serviços por meio da atuação em trabalho remoto de forma á garantir a continuidade de atendimento ao usuário. Reconheceu-se como base fundamental desse processo, a utilização das TIC e as inovações dos sistemas de informação em tempos de pandemia, fato que possibilita um olhar direcionado ao impacto do protagonismo tecnológico nas bibliotecas.

No ambiente acadêmico, a nova realidade trazida pela pandemia(de proibição à circulação no espaço físico) sujeitou os usuários ao uso mais intenso dos recursos eletrônicos das bibliotecas universitárias , com destaque para o acesso à repositórios e bases de dados, elaboração de fichas catalográficas para realização de TCC’s e referência virtual. Destaca-se também nesse novo cenário a utilização dos canais de comunicação, principalmente as redes sociais (Facebook, Instagram e Whatssap) para a manutenção de alguns serviços como solicitação de empréstimo e retirada de dúvidas.

Se por um lado aumentou a demanda pelos serviços virtuais já existentes, novas funcionalidades também foram adicionadas aos sistemas de algumas bibliotecas ,esse é o caso de softwares que permitiram adaptar a possibilidade de retorno gradual das atividades presenciais e que agregaram o autoempréstimo ao seu aplicativo, possibilitando ao usuário fazer seu próprio empréstimo (por meio da leitura do código de barras do livro com a câmera do celular), diminuindo dessa forma aglomerações no atendimento e o manuseio de recursos bibliográficos entre colaboradores e usuários, o que poderia acarretar um possível contágio.

Esses exemplos demonstram como as tecnologias foram essenciais nessa readaptação da biblioteca frente às limitações impostas pela pandemia, entretanto, certos desafios relatados pelos profissionais e usuários como a falta de protocolos de atuação e dificuldades na infraestrutura tecnológica (equipamentos e conexão à internet) são exemplos que evidenciam a existência de obstáculos. Tais dificuldades são possíveis de serem amenizadas através de treinamento dos bibliotecários no uso de ferramentas online e investimentos na compra de equipamentos.

Acrescenta-se a essas medidas, a necessidade de maior diversidade de serviços virtuais e incremento no uso e aquisição de bibliografia digital são algumas das mudanças a serem vislumbradas em um momento pós pandemia a fim de permitir que as tecnologias de informação continuem a contribuir para a evolução das bibliotecas no futuro.

nicluah