Bibliotecas Comunitárias e apoio à comunidades vulnerabilizadas na pandemia

As bibliotecas comunitárias estão localizadas, em sua maioria, nas periferias das metrópoles, regiões ainda mais vulneráveis aos efeitos da pandemia. E, dado o contexto de vulnerabilidades em que a população periférica já se encontrava antes da curva do vírus se alastrar, a desigualdade social e econômica se tornou ainda mais evidente em tempos de Covid-19.

A orientação de distanciamento social para diminuição da curva do vírus, por mais que tenha sido a melhor medida tomada até até então, agravou a situação financeira de muitas famílias, levando a deficiência no provimento de mantimentos alimentícios e de de cuidados com a higiene (conforme orientação dos órgãos de saúde).

Conhecedoras e cientes da realidade dos territórios nos quais estão inseridas, as Bibliotecas Comunitárias a leitura feita agora foi outra. Estes espaços, diante da pandemia que se alastrou mundialmente, tiveram que repensar o atendimento as necessidades informacionais da comunidade usuária destes locais. Reinventar-se foi a palavra de ordem.

Observaram um cenário de desigualdade, seja pela maior dificuldade de manter o isolamento social, o emprego e a renda, seja pelo menor acesso a saúde e ao saneamento básico, e tantos outros. Tendo esta perspectiva da realidade surge o questionamento: “De que forma encontrar soluções alternativas para atender a demanda do usuário e demandas institucionais dos próprios espaços? ”.

Nesse sentido, buscando contornar essa realidade por meio da solidariedade e minimizar os impactos negativos da pandemia junto aos seus usuários, que a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), junto às Redes Locais, à exemplo da Rede Ilha Literária, uniram forças por meio de campanhas de doações e parcerias junto à outros órgãos e instituições visando arrecadação de alimentos e materiais de higiene, para distribuição as famílias destes territórios vulnerabilizados.

Ao todo, foram vários parceiros e atores comunitários mobilizados, obtendo-se como resultado a distribuição de mais de 20.000 cestas básicas e materiais de higiene nos territórios abrangidos pelas bibliotecas comunitárias integrantes da RNBC. Além da compra de materiais, equipamentos e EPIs, como procedimento de segurança para reabertura e funcionamento das bibliotecas.

meirivania.sc