O termo trope literária ficou bastante conhecido no booktok e nada mais é do que os recursos narrativos escolhidos pelo autor para desenvolver a história, ou seja, é um padrão narrativo. Nesse post mostrarei algumas:
- Enemies to lovers: o famoso de inimigo para amantes, o casal normalmente se odeia no inicio do livro, mas ao decorrer da história acaba se apaixonando. Indicação:
Indicação de música: gorgeous – Taylor Swift https://spotify.link/2JalWQNRBDb
- Friends to lovers: de amigos para amantes é aquela trope que amigos percebem estar se apaixonando um pelo outro ao longo da trama. Indicação:
Música indicada: you are in love da Taylor Swift https://spotify.link/bepUqjQRBDb
- Grumpy x Sunshine: nessa trope um personagem é totalmente rabugento e odeia todos (menos o interesse romântico) , enquanto o outro é totalmente amigável e eles sempre acabam se apaixonando um pelo outro. Indicação:
Música indicada: jump then Fall – Taylor Swift https://spotify.link/xvOIIgSRBDb
- Fake dating: nessa trope o casal finge que estão namorando para ´conquistar` um interesse romântico de algum deles, mas no final eles acabam se apaixonando. Indicação:
Música indicada: you belong with me – Taylor Swift https://spotify.link/sbf5I0TRBDb
- Found family; nessas histórias os personagem acabam se tornando muito próximos (na maioria das vezes eles nunca nem se viram na vida) devido a algo que eles passam juntos e nisso começam a se considerar família. Essa é com certeza a minha trope favorita. Indicação:
Música indicada: seven – Taylor Swift https://spotify.link/lgdXDEVRBDb
Second chance: o romance de segunda chance normalmente acontece quando o casal já se envolveu antes, mas por algum motivo se separaram e tentam reatar. Indicação:
Música indicada: if this was a movie – Taylor Swift https://spotify.link/13LjheYRBDb
Essas são algumas tropes, mas claro existem diversas tropes literárias! Me diz ai qual a sua preferida? hahaha
As minhas favoritas são friends to lovers(ou childhood friends to enemies to lovers), found family e slow burn
Confesso que não sou a maior fã de slow burn, mas friends to lovers é tudo
fake dating e enemies to lovers com certeza são os meus preferidos. se juntar os dois então.
Adorei que ganhamos explicações sobre as tropes literárias e ainda fomos presenteados com uma música da loirinha. Ótimo post, Eduarda!
Confesso que ainda não li nenhuma dessas indicações, mas já estão na minha lista que só cresce kkkk. Amei as indicações.