Inauguração da nova estátua da Praça do Anjo da Guarda.

No dia 8 de setembro de 2018 foi inaugurada a nova estátua do “Anjo” da praça do bairro do Anjo da Guarda. O evento aconteceu em comemoração aos 50 anos de um dos bairros mais lembrados da nossa cidade. Para quem não sabe, o bairro do Anjo da Guarda surgiu devido á um incêndio que ocorreu no Goiabal no dia 14 de outubro de 1968. As pessoas foram remanejadas para um local que chamaram primeiro de Sítio Itapicuraíba, para posteriormente ser chamado de Anjo da Guarda.

O bairro cresceu vertiginosamente nesses 50 anos e hoje é um locais mais populosos de São Luís com cerca de 300 mil habitantes. Apesar de inúmeros problemas de falta de saneamento e infraestrutura, a alegria de seus moradores é contagiante, principalmente porque é um bairro voltado para a cultura e muito conhecido pelo espetáculo teatral “Via Sacra”, o segundo maior a céu aberto do Brasil.

Já, quanto a icônica estátua da Praça, no dia 1º de abril de 2007, o jornal O Imparcial imprimiu uma matéria contando como surgiu a estátua do Anjo na entrada do bairro. Segundo o registro jornalístico, a escultura de dois metros foi erguida junto à praça e foi esculpida por um padre italiano chamado Cherubino Luigi Dovera, também responsável pelos monumentos da Praça do Pescador e o Roque Santeiro (retirado do retorno do Bequimão após obras para melhorar o tráfego de veículos no local). O problema é que, devido à ação de vândalos, o marco foi retirado do local em 1998 e até os dias de hoje nunca mais se soube algo sobre ele. Até que, no ano em que São Luís completou 400 anos, o icônico símbolo do Anjo da Guarda estava de volta. Segundo o que foi divulgado pela prefeitura, responsável pelo resgate desse símbolo do bairro, a iniciativa atendeu a uma solicitação feita pela própria comunidade em audiência com o então prefeito na época, João Castelo, durante o Programa Cidadania para Todos.

Agora, os moradores do Anjo da Guarda contam com duas belissímas estátuas, uma logo na entrada do bairro e a outra na famosa Praça do Anjo da Guarda, reduto cultural da comunidade.

Fonte: O Imparcial <https://oimparcial.com.br/noticias/2015/09/saiba-como-surgiu-o-bairro-anjo-da-guarda/>

cleydelene.alves
cleydelene.alves
Artigos: 1

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *