Observatório em Políticas Públicas de Informação: um dos grupos de estudos realizado pelo departamento de Biblioteconomia.

Fonte: Dirlene Santos Barros.

O grupo de estudos e pesquisa “Observatório em Políticas Públicas de Informação” trata do direito a informação que todo cidadão tem por garantia. O foco está nas pesquisas, tanto teórica como aplicadas, visando debates sobre a temática proposta e, posteriormente, realização de artigos científicos. Esse grupo é realizado pelo departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.

A coordenadora do grupo é a Prof.ª Dr.ª Dirlene Santos Barros – doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. E a vice-coordenadora é a Prof.ª Dr.ª Aldinar Martins Bottentuit – doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. Os membros do grupo são, em sua grande maioria, discentes do curso de Biblioteconomia.

O dito Observatório possui as seguintes linhas de pesquisa: Gestão em arquivo – com destaque para a relação do arquivo com a memória e as Tecnologias de Informação e Comunicação – e a Lei de Acesso a Informação (12.527, de 18 de novembro de 2011), com o intuito de estudar os impactos desta lei para a sociedade.

Por: Juan Azevedo.

juanmarcelo

Graduando de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.

3 comentários

1. Parabens a voce, Ana Lira e toda a equipe que faz parte do grupo de pesquisa e estudos em Observatorio em Politicas Publicas de Informacao. Excelente pesquisa e artigos cientificos. Com esta gama de conhecimento voce contribui para o desenvolvimento e engrandecimento da documentacao do Aquivo do Ministerio Publico/MA.

2. Parabéns minha arquivista Ana Lira, sua contribuição para um arquivo de excelência no Ministério Público é de suma importância