Biblioteca “José Sarney” Município de São José de Ribamar (MA)

A Biblioteca Municipal “José Sarney” Localizada no município de São José de Ribamar-MA , Inaugurada em 2002, tendo como Atual bibliotecária : Marly de Jesus Conceição, a Bibliotecária aliás, foi aluna de Biblioteconomia na Primeira Turma em 1974 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A Biblioteca, foi selecionada entre as seis do Estado a participarem do programa ” Conecta Biblioteca, Fazemos parte” programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de Bairros e comunidades”(http://recode.org.br/conectabiblioteca/), projeto este que tem como patrocinador : a fundação Bill e Melina Gates (Co-fundador da Microsoft) e tem como objetivo principal , buscar e formar jovens autônomos , conscientes e conectados, que tem como publico alvo não só os usuários da Biblioteca como também , a comunidade Ribamarense. O projeto funciona para jovem na faixa etária entre 14 E 29 anos em situação de vulnerabilidade social e abarca outros projetos como : Quinzena do Livro Infantil , Café com poesia , o Livro Abre portas etc. Segundo o governo do Estado , O “Conecta Biblioteca” é uma iniciativa que reúne organizações sociais, governo e setor privado para incentivar a relevância e o impacto social das bibliotecas públicas principalmente entre o público jovem do Brasil. O objetivo do Conecta Biblioteca é atrair um número maior de visitantes para as bibliotecas públicas. No Maranhão já fazem parte do programa as bibliotecas públicas dos municípios de Pedreiras, Centro Novo do Maranhão, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Aldeias Altas e São José de Ribamar e tem como principal articuladora do programa no Estado do Maranhão a Biblioteca Pública Benedito Leite.

A Bibliotecária ( com a camisa do conecta) Explicando sobre o programa para a Prefeita Maria Texeira da Silva (Diva).

Na entrevista que foi realizada nos dia 28 e 29 de setembro de 2018 via aplicativo com a professora , foi questionado :
                 ” qual a importância do conecta biblioteca para as bibliotecas nos dias atuais ?” ( pablo )
” considero extremamente importante o programa , foi um verdadeiro divisor de águas aqui na biblioteca Mário de Andrade ,eu posso até dizer que a nossa biblioteca , tem um                                  momento antes e pós conecta , porque é um programa de estimulo social por meio de bibliotecas públicas ,então é um programa que veio pra movimentar , revolucionar a biblioteca”.                    ( Maria Inês , Bibliotecária).

A professora menciona ainda que antes do programa , a biblioteca era frequentada apenas por crianças de 4 , 5 e 12 anos de idade e hoje se tem um público bem jovem frequente e assim finaliza sua fala esclarecendo que um dos grandes lances do conecta , é evidenciar para a comunidade , o que uma biblioteca pode fazer além de livros ,então pela pesquisa realizada sobre o programa vimos o quão é importante para a sociedade entender que não é só o usuário da biblioteca que será beneficiado , mas que serão todos da comunidade. Estando assim, o programa ,gradativamente, vem ganhando espaço na biblioteca e quebrando esse estereótipo de que biblioteca e só para ” guardar livros “.

Fonte: SEDUC Maranhão, Arquivos da Biblioteca José Sarney-Município de São José de Ribamar , Folha Nobre e entrevista concedida pela Bibliotecária de Centro Novo no Maranhão, Maria Ines, fotos: Pablo Rafael.

pablorafael