“Cadê as mulheres da minha estante?” pergunta para si mesmo a escritora e jornalista maranhense Talita Guimarães, idealizadora e mediadora do projeto Literatura Mútua. Uma simples indagação que nos levar a investigar a representatividade da mulher na literatura brasileira, tal como as disparidades não só no mercado editorial, mas na presença de mulheres em premiações literárias e nas nossas próprias estantes.
Somos adeptos a uma estrutura social que ainda carrega muitos padrões machistas, se queremos combater esses padrões, por que não começar lendo livros escritos por mulheres? Essa foi a contrapartida da escritora e ilustradora britância Joanna Walsh que em 2014 lançou a campanha #readwomen nas redes sociais, inspirando Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques a criarem em 2015 o grupo de leitura Leia Mulheres, um projeto colaborativo que fomenta a divulgação e incentivo à leitura de escritoras através das rodas de conversa. O projeto começou acontecendo em São Paulo na livraria Blooks e hoje está presente em vários estados brasileiros, inclusive aqui em São Luís, que acontece uma vez por mês na Oca (Oficina de Comunicação e Arte).
Primeiramente, aconteceu o lançamento do clube de leitura, no qual o projeto foi apresentado com mediação da Luane Macedo, Jorgeana Braga, Karla Mascarenhas, Ariele Campos e por mim, Lia Margarida, posteriormente foi realizada uma dinâmica para que cada pessoa presente pudesse ajudar a construir uma lista de livros escritos por mulheres e para que junt@s pudessem escolher o primeiro livro que iria para a roda de conversa, sendo este, o livro que aconteceu em Maio de 2017. A próxima leitura será do Livro Úrsula da escritora maranhense Maria Firmina, que acontecerá no dia 17 de Junho, para mais informações acompanhe o grupo do facebook Leia Mulheres São Luís e a página do evento. O leia mulheres São luís é um projeto colaborativo e organizado por mulheres, como as artistas Eva Braun, Julia Monteiro e Lindevania Martins que criaram artes gráficas que são usadas nas redes sociais para mobilizar tod@s.
Quero compor este grupo.
Como faço?