Os Desenhos Animados como Linguagem Midiática, Orientação Cognitiva e Reafirmação dos Esteriótipos conferidos ao Bibliotecário

O desenho animado é o gênero de linguagem midiática preferido das crianças e utilizados nos programas infantis de TV de todos os países, carregado de sequências de cenas simples, dedutivas e intuitivas que desempenham um papel importante no processo de interação com o receptor. Assim, as referências contidas nessa linguagem, influenciam e orientam o desenvolvimento cognitivo. Porém, a preocupação com os conteúdos veiculados deve ser constante, isso porque a mídia tende a legitimar conteúdos e reproduzir repertórios que devem ser avaliados, pois, nem sempre são de interesses sociais.

Esse gênero cria uma mediação do sujeito com variados objetos, situações e “outros” que produzem modos de ser e manipulam os nossos sentidos através de imagens que expressam ideias preconcebidas de algo ou alguém, modificando nossa formar de enxergar. Obviamente, apesar de todas as pesquisas voltadas para o estudo das influências dos meios de comunicações e relacionadas aos seus gêneros de linguagem, “não se pode afirmar que as crianças recebem conteúdo televisivo sem pensar e refletir sobre eles”, afirma Boutin (2006).

É o caso de alguns desenhos animados e até mesmo filmes, que trabalham com um repertório imaginário carregado de estereótipos, cito aqui dois:

1 Animação “Universidade Monstro”

Fonte: Print screen da animação “Universidade Monstro”, Walt Disney Company.

Breve Sinopse: Em um episódio do desenho em questão, intencionava-se a captura de uma bandeira em um local estratégico da biblioteca, evitando, no entanto, ser capturado pela bibliotecária colossal que atira para fora da biblioteca qualquer um que ousar fazer barulho. A bibliotecária em foco nos fornece então as características: gênero feminino, idade avançada, óculos, coque de cabelo e exigindo, acima de tudo, o silencio absoluto na biblioteca, com o eterno dedo em riste simbolizando o silêncio. (Ferreira, Nascimento, Ferreira, 2015, p. 14)

2  Animação “Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê”

Bibliotecária da animação “Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê”

Breve Sinopse: A série é dividida em duas seções por episódio em torno de onze minutos cada, em um dos episódios da primeira temporada, intitulado “Se Livros Matassem”, o enredo gira em torno da tentativa de recuperar um livro pessoal do protagonista que por engano foi devolvido à biblioteca, o grande obstáculo dessa empreitada fica por conta da bibliotecária que de acordo com um dos personagens é “do mal” e nunca devolve o que pega, inexoravelmente conferindo o papel de guardiã com características rigorosas e maléficas. (Ferreira, Nascimento, Ferreira, 2015, p. 14)

Assistam os Desenhos Animados, pois tem outras cenas não relatadas aqui e tirem suas próprias conclusões. E consecutivamente, novas interpretações! Dividam suas opiniões conosco, colocando seus comentários.

Esse material faz parte do Projeto de Pesquisa “Imagem do bibliotecário no Maranhão”, no qual, alguns integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) fazem parte e desenvolvem algumas vertentes que analisam a imagem, os esteriótipos e representações sociais do Bibliotecário, como esta exemplificada para vocês,  pesquisa desenvolvida  por Paulo Roberto Nascimento, Maria Mary Ferreira e  Lia Margarida Coelho Ferreira.

Margarida