RESENHA
O artigo traz uma reflexão sobre a importância de fazer com que o leitor tenha uma compreensão daquilo que está lendo e não só leia por ler, ou seja, que o mesmo desenvolva um olhar crítico diante do que está lendo, pois esse ato de ler influencia no crescimento intelectual e social do leitor onde o mesmo poderá ter uma melhora na comunicação oral e escrita. Diante disso o artigo traz alguns pontos onde irá focar em cada uma dessas situações e trazendo ainda algumas consequências dessas práticas no ensino – aprendizagem.
A constituição da leitura, em primeira vertente, são características em atividades escolares trazendo ao alunos uma percepção do mundo que os tornam sabedores e conhecedores de notícias, atualidades, como também beneficia a construção do conhecimento dos aprendizes da leitura. O ato de ler é uma prática que traz ao indivíduo ideias a serem desenvolvidas dentro ou até mesmo servem como atividades extraclasses, no propósito deles, aventurarem-se no mundo da leitura.
A associação entre ler e escrever é uma combinação perfeita ao processo da leitura e no aprendizado, vale ressaltar que o ensino das regras gramaticais favorece o entendimento do leitor ao se deparar com uma leitura fácil, como também por aquelas apresentadas com características mais robustas de interpretação. Estes suportes são ferramentas para o letramento do indivíduo durante sua vida escolar.
No Brasil, o processo de aprendizado sobre a leitura, ainda está sendo questionado segundo alguns autores, pois os alunos estão acostumados só em copiar textos já escritos, e não produzi-los. Essa vertente é que estes estão acostumados somente em ler para responder questões que o professor habitualmente passa como atividade dentro da sala de aula, no entanto, em consequência acostuma o aluno a não desenvolver a pratica da leitura.https://semanaacademica.org.br/artigo/importancia-da-leitura-praticada-uma-atitude-reflexiva-para-formacao-do-leitor
O presente artigo faz uma reflexão muito importante a respeito da importância do ato de ler, pois esse processo de leitura deve começar desde a infância do ser humano. Atualmente percebe-se que há muito a desejar sobre essa prática nas escolas, pois como a autora mesmo disse os alunos estão acostumados a pegar um livro ou um pequeno texto somente para responder a uma determinada atividade que o professor passou em sala de aula, ou seja, há aí uma barreira no que que se refere ao processo de desenvolvimento do aluno enquanto cidadão.
É importante também que esse incentivo a leitura comece em casa, os pais precisam instruir seus filhos a lerem mais, e na escola os professores precisam reforçar isso estimulando o aluno a ler e escrever. No que se refere a ler, é importante que o professor desenvolva uma atividade compartilhada na qual os alunos possam ler os textos em voz alta, pois esse ato irá auxiliar o aluno a ler com fluência, sem gaguejar. E sobre a escrita, faz-se necessário o incentivo a produção de textos, isso irá ajudar o aluno a desenvolver sua escrita e sua capacidade para elaboração de textos.
Portanto, percebe-se o quanto é importante o processo de ler e escrever para o desenvolvimento intelectual do ser humano, e que esse incentivo deve ser implantado nas escolas desde o primário, pois esse projeto irá desenvolver aspectos críticos de conscientização trazendo benefícios para a vida pessoal e profissional do ser humano, no que tange a melhora da comunicação e escrita.