Você sabia que no Maranhão tem uma biblioteca especializada em gênero?

A Biblioteca Maria da Penha Maia Fernandes tem o título de primeira biblioteca especializada em gênero do Maranhão, foi inaugurada no dia 29 de maio de 2013 na gestão da Secretária Catharina Bacelar da Secretaria da Mulher, onde teve a participação na festividade de inauguração da militante feminista Maria da Penha Maia Fernandes.

Funciona de segunda à sexta, das 13:00 às 18:00h nas dependências da Secretaria de Estado da Mulher, onde está situada como o primeiro setor, visa ser um espaço de pesquisa na área de gênero para estudantes, pesquisadores e a sociedade civil, é um setor ligado direto ao gabinete da secretaria pertencente ao Departamento de Articulação Institucional e Ações Temáticas.

Surgiu com a finalidade de prover a SEMU de acervo técnico necessário aos servidores e à comunidade em geral, aborda temas sobre violência contra a mulher, direito da mulher, saúde da mulher, tráfico de mulheres e áreas afins. O que corrobora com a visão que encontramos na literatura que a biblioteca especializada deve estar direcionada aos fundamentos e princípios da instituição em que se encontra, portanto as ações devem está ligada aos preceitos da SEMU.

Além de fornecer literatura especializada voltada para gênero, participa das ações desenvolvidas pela secretaria,como: promoção de oficinas com adolescentes em período escolar, no presídio feminino de São Luís e na carreta da mulher maranhense, essas ações objetivam o entendimento de como as mulheres sofrem violência desde crianças e como o conhecimento pode minimizar a discriminação, o preconceito e a violência.

Tem como atribuições executar e controlar as atividades relacionadas aos serviços de seleção, aquisição, doação, registro, catalogação, classificação e cadastro bem como zelar pela guarda e preservação do acervo bibliográfico.

A Biblioteca Maria da Penha Maia Fernandes, está localizada na Av. Colares Moreira, nº 8, quadra 19 Calhau, São Luís – MA. Contato: (98) 3235-3393

Alyne Matos