A Biblioteconomia na Ciência Inclusiva

Fonte: Diferenca.com

A disseminação da informação e do conhecimento em uma comunidade científica depende da rede de comunicação que nela se estabelece, ou seja, como se organizam os seus fluxos de informação e do conhecimento. Muitas comunidades possuem sociedades científicas cuja função é facilitar a comunicação entre seus participantes, promovendo a disseminação do conhecimento científico e o intercâmbio de informações sobre trabalhos e pesquisas em andamento ou concluídos.

A interação entre os integrantes dessas sociedades favorece a construção do conhecimento científico. No contexto atual, observam-se importantes mudanças no sistema de publicação científica. Se por um lado a Internet e as novas tecnologias da informação e comunicação têm oferecido os meios tecnológicos para viabilizar estas transformações, por outro, o mundo da ciência tem buscado novas estratégias de divulgação e acesso dos resultados de pesquisas, sendo assim observamos a grande importância da ciência inclusiva nesse novo contexto facilitando e complementando na acessibilidade informacional para diferentes usuários trabalhando essa abordagem dentro da biblioteconomia podemos falar sobre os repositórios acadêmicos

Os repositórios portam grandes possibilidades de visibilidade, que pode ter uma amplitude local a nível mundial, uma importante ferramenta de gestão e disseminação da produção científica, que apoiada no ensino, pesquisa e extensão, reconfiguram o meio de disponibilização das informações e dados de pesquisa. Segundo Costa (2009, p.166), e “é utilizado para denominar vários tipos de provedores de dados que constituem vias alternativas de comunicação científica”. Conhecido na área tecnológica no sentido de deposito e local de armazenamentos de dados todas as funções que desenvolve estão dentro do conceito de acesso aberto é constituído como uma verdadeira inovação.

raissafernandah