A febre do funko pop na cultura geek

A influência da cultura geek no consumo de funko pop cresceu nos anos 2000 com os denominados “bobblehead”. Desde a sua fundação, em 1997, a Funko conquistou colecionadores “funáticos” e expandiu o seu mercado a nível global pelas características intrínsecas na linha de bonecos. Em vista disso, séries famosas como Friends e animes de grande sucesso como Naruto Shippuden ganharam um espaço na coleção de muitos funáticos, com detalhes únicos e ao mesmo tempo genéricos da própria Funko.

FONTE: Autoria, 2023.

Apesar de os colecionáveis fazerem sucesso nas estantes de quem acumula os funko pops, eles tomaram redes sociais, como TikTok e Instagram, criando uma comunidade que divide ideias sobre diversas temáticas. Pessoas de diferentes idades compartilham a memória em forma de postagem, utilizando a técnica da Folksonomia para dividir opiniões, recuperar e preservar conteúdos relacionados aos bonecos.

FONTE: Autoria, 2023.

Termos como “funkomaniac” e “poptógrafo” foram sendo adotados na medida em que a Funko expandia o mercado com licenças de produção em diversos segmentos da cultura geek. Atualmente, expressões como essas facilitam na recuperação do conteúdo de funko pop através das HASHTAGs presentes tanto no TikTok quanto no Instagram.

claubert.gomes